Barômetros Globais recuperam parte das perdas em fevereiro, diz FGV

Os Barômetros Globais recuperaram, em fevereiro, parte das perdas que tiveram em janeiro, segundo relatório da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgado nesta 2ª feira (10.fev.2025). Os resultados mostram uma possível estabilidade nesses indicadores, após esboçarem o início de uma tendência de alta no final de 2024. Eis a íntegra (XLSX – 19kB).

Os indicadores mostram que, em fevereiro, o Barômetro Econômico Global Coincidente apresenta alta de 0,9 ponto, alcançando 95,2 pontos, enquanto o Barômetro Antecedente sobe 0,8 ponto, para 103,3 pontos. A alta do Barômetro Coincidente foi motivada pelo indicador da região da Ásia, Pacífico/África. No Antecedente, pelos indicadores da região da Ásia, Pacífico/África e da Europa. A região do Hemisfério Ocidental se mantém como a de maior nível em ambos os horizontes de tempo.

Barômetro Coincidente: Indicadores de regiões e setores

A alta de 0,9 ponto do Barômetro Coincidente em fevereiro resulta da contribuição positiva de 0,7 ponto do indicador da região da Ásia, Pacífico/África e de 0,1 ponto dos indicadores da Europa e do Hemisfério Ocidental. Esta última região mantém tendência de alta pelo 4º mês consecutivo, registrando o maior nível desde março de 2022 (103,0 pontos). Com o resultado, o Hemisfério Ocidental se encontra mais de 10 pontos acima do indicador da região da Ásia, Pacífico/África.

Entre os indicadores setoriais coincidentes, apenas o setor de Serviços caminhou em sentido oposto, enquanto Construção, Comércio e Indústria impulsionam a alta do mês, e o setor de Economia (aggregated business and consumer evaluations) ficou praticamente estável.

Barômetro Antecedente: Indicadores de regiões e setores

O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre 3 e 6 meses. Em fevereiro, as regiões da Ásia, Pacífico/África e Europa contribuem positivamente para o resultado agregado, em 0,8 e 0,7 ponto, respectivamente. Já o Indicador do Hemisfério Ocidental contribui negativamente, em 0,7 ponto, e interrompe a sequência de 3 altas consecutivas. Todos os indicadores regionais se encontram acima dos 100 pontos, sugerindo otimismo moderado para o crescimento econômico mundial nos próximos meses.

Entre os indicadores setoriais antecedentes, somente o indicador de Economia recua no mês, marcando sua 2ª queda consecutiva. O crescimento mais forte no setor da Construção se destaca neste primeiro bimestre de 2025, com o indicador registrando nível elevado de otimismo para os próximos meses.

O que são os barômetros econômicos globais

Os barômetros econômicos globais são um sistema de indicadores que permite uma análise mais exata do desenvolvimento econômico do mundo. Eles representam uma colaboração entre o Instituto Econômico Suíço (KOF), da ETH Zurique, na Suíça, e a FGV, com sede no Rio de Janeiro, Brasil.

O sistema consiste em 2 indicadores compostos: um barômetro coincidente e um barômetro antecedente. O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal periódico cerca de 6 meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.