Países não cumprem o prazo da ONU para novas metas climáticas

Os principais países poluidores do mundo não cumpriram o prazo estabelecido pela ONU nesta 2ª feira (10.fev.2025) para apresentar seus novos planos nacionais de redução de emissões até 2035. Entre os que não submeteram suas metas estão China, Índia e UE (União Europeia), signatários do Acordo de Paris. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

O descumprimento ocorre em um momento crítico. Em 2024, a temperatura global ultrapassou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais pela 1ª vez na história, contrariando o objetivo central do Acordo de Paris de 2015.

“O público tem o direito de esperar uma forte reação de seus governos ao fato de que o aquecimento global atingiu 1,5 graus Celsius por um ano inteiro, mas praticamente não vimos nada de substancial”, declarou Bill Hare, diretor-executivo do Climate Analytics.

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris e suspender investimentos federais em energia limpa adiciona incertezas à política climática global. Trump deve descartar o plano climático apresentado durante o governo Biden.

Simon Stiell, chefe de clima da ONU, afirmou que a maioria dos países ainda planeja divulgar seus planos em 2025. Ele destacou os investimentos globais de US$ 2 trilhões em energia limpa e infraestrutura como fator decisivo para os governos.

Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Japão e Canadá já apresentaram suas novas metas. A UE justificou o atraso alegando desalinhamento com seu ciclo político. A Índia disse precisar de mais estudos, enquanto a China informou que publicará seu plano “no momento apropriado”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.