Jubileu de devoção: fiéis lotam igreja para celebrar os 50 anos da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro São Pedro, celebrou na noite deste sábado, 8 de fevereiro, seus 50 anos de fundação. A missa solene, em honra à padroeira, reuniu os fiéis que lotaram o local.

Presidida pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Hélio Feuser, a celebração destacou a força e a união dos moradores que, ao longo dos anos, têm se dedicado para o crescimento da comunidade, iniciada há cinco décadas na escola do bairro.

“Alguns moradores se reuniram e pensaram na possibilidade de criar uma igreja aqui, na rua São Pedro. A ideia foi crescendo, reuniões foram realizadas e a primeira missa na nossa comunidade foi na escola do bairro. Os moradores se engajaram e começaram a promover eventos até conseguir o terreno para a construção da igreja”, destaca o coordenador da comunidade, Johnni Vander Possamai.

Ele ressalta que o primeiro espaço erguido foi o salão comunitário, destinado aos eventos que garantiram a arrecadação de fundos para a construção da igreja, inaugurada em setembro de 2000. “Muitos ex-coordenadores continuam aqui, acompanhando o crescimento dessa história. É fascinante ver o empenho de todos pelo bem da igreja”.

Durante a homilia, padre Hélio fez questão de ressaltar a importância espiritual do momento, evidenciando a padroeira da comunidade: Nossa Senhora de Lourdes. “É um momento especial para a comunidade, que celebra 50 anos. Quando lembramos um santo, e de forma mais especial, Nossa Senhora, aqui sob o título de Lourdes, vemos a simplicidade com que tudo aconteceu na aparição à Bernadete e que, ainda hoje, é um lugar de peregrinação, de graça e bênção. É importante fazer com que a comunidade entenda o sentido de ter uma padroeira, para que possamos ter esse momento espiritual, com Maria como o grande exemplo, principalmente nas suas aparições, e tudo o que significa para nossa Igreja”.

Durante a celebração, a família de Lourdes Fischer conduziu a imagem de Santa Bernadete – que aos 14 anos testemunhou as 18 aparições de Nossa Senhora, em Lourdes, na França – aos pés da padroeira da comunidade. Junto com o marido, Nivert (in memoriam), ela acompanhou o início dessa história, no bairro São Pedro. “Estou aqui desde o começo. Minha família sempre fez parte e continuamos presentes e ajudando. Sinto-me realizada e muito feliz por acompanhar o crescimento da nossa comunidade”.
Em 1976, ela e o marido doaram a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, o que motivou a escolha da padroeira. Agora, no jubileu de 50 anos, a família fez a doação da imagem de Santa Bernadete para a igreja.

“Uma coisa que meu marido sempre quis fazer era uma gruta à Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadette. Como ele não conseguiu, trouxe hoje a imagem para ficar junto com a de Nossa Senhora de Lourdes, que doamos no início da comunidade”.
A missa, que contou com a presença dos festeiros, foi marcada também pela procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, como é tradição no Santuário de Lourdes, na França. Pouco antes de finalizar a celebração, as luzes foram apagadas para a passagem do Santíssimo pelos corredores da igreja, em um momento marcado por muita fé e emoção.

Confraternização
Após a celebração, os fiéis se reuniram no salão da igreja para aproveitar a gastronomia da festa, que teve churrasco, pastel, cachorro-quente e bolos, além de se divertirem com a tradicional roda da fortuna e animação musical da dupla Valmir e Volnei.

Dia Mundial de Oração aos Enfermos
Na terça-feira, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, será celebrada a missa devocional à padroeira na comunidade, às 19h30, e também o Dia Mundial de Oração pelos Doentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.