FIERN, SINDRECICLA e órgãos da Segurança Pública definem caminhos para combater roubo de cabos da rede elétrica

O combate aos roubos de cabos das redes elétrica e de telecomunicações no Rio Grande do Norte foi tema principal do debate promovido pelo Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), nesta sexta-feira (7), na Casa da Indústria. O evento contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, do presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, de autoridades civis e militares da segurança pública do estado, bem como recicladores.

 

A reunião estratégica teve como principal objetivo tratar sobre o problema crescente do roubo de cabos e discutir soluções e ações conjuntas para enfrentar a questão. Como encaminhamento, Roberto Serquiz anunciou que a FIERN, por meio do Observatório da Indústria Mais RN, irá desenvolver uma plataforma de inteligência de dados que mapeie os casos. “Essas informações serão importantes e estratégicas para que a Segurança Pública possa definir suas ações”, afirmou o presidente da FIERN.

 

 

De acordo com Serquiz, esse é um tema recorrente para o setor. “Fundamos o SINDRECICLA-RN em 2014 e, naquele momento, tivemos uma reunião semelhante para apresentar à Segurança Pública a formalidade do setor de reciclagem no estado. A realidade atual é bem mais grave do que na época, com os frequentes roubos de cabos das redes de transmissão”, acrescentou.

 

“A reunião de hoje serviu justamente para termos um direcionamento estratégico para a realidade dos dias atuais. Agradeço a disposição das forças de segurança pela abertura para esse diálogo importante para minimizarmos todo o impacto e prejuízo que esses crimes acarretam para o estado”, completou Serquiz.

 

 

O presidente do SINDRECICLA-RN apresentou o projeto Reciclador Legal, iniciativa elaborada em parceria com as empresas de energia e telecomunicações visando conscientizar recicladores sobre a importância da origem lícita dos materiais recicláveis, especialmente fios e cabos elétricos. “O projeto busca coibir a receptação de materiais de origem duvidosa, promovendo boas práticas e a segurança na cadeia de reciclagem”, explicou.

 

Etelvino Patrício ressaltou que a intenção do evento foi de buscar caminhos para garantir a segurança. “O que queremos é justamente a segurança da nossa atividade, que promove todos os dias geração de empregos, reduz impactos ambientais e movimenta a economia”, concluiu.

 

 

Outra deliberação do encontro foi a aproximação entre as empresas e os recicladores e o comando da Polícia Militar, com objetivo de aprimorar a atuação ostensiva contra os crimes.

 

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Coronel Francisco Araújo, presente à reunião, a iniciativa da FIERN e do SINDRECICLA-RN de chamar as forças de segurança para esse debate é de fundamental importância. “Temos uma operação contínua da Polícia Civil chamada Operação Sucata que visa justamente combater esse tipo de crime, que integra também a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria da Fazenda e empresas de energia elétrica e telecomunicações”, disse.

 

 

“Recentemente tivemos a publicação do Decreto 33.958, que regulamenta a Lei 10.159, de 2017, que direciona todas as nossas ações. Essa norma também prevê o cadastro das empresas que compram e vendem esse tipo de material para otimizar a fiscalização e garantir a segurança e regularidade dos produtos”, completou Coronel Araújo.

 

Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Osmir Oliveira; a delegada-geral da Polícia Civil, delegada Ana Cláudia Saraiva; o comandante da Polícia Militar, Coronel Alarico Pessoa; e o Superintendente Técnico da Neoenergia, Osvaldo Souza.

The post FIERN, SINDRECICLA e órgãos da Segurança Pública definem caminhos para combater roubo de cabos da rede elétrica appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.