Termômetros podem passar dos 40°C em SC nos próximos dias

A intensa onda de calor que atinge o Sul do Brasil deve continuar até segunda-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno eleva as temperaturas em diversas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com marcas que podem ultrapassar os 40°C. O RS está em alerta vermelho, classificado como “grande perigo”, enquanto SC tem regiões sob alerta laranja de “perigo”.

No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas incluem a região metropolitana de Porto Alegre, além do sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Em Santa Catarina, o calor extremo atinge o Litoral e o Oeste, com 83 cidades entre Passo de Torres e Barra Velha em alerta. A falta de chuvas regulares na Argentina e no centro-oeste gaúcho contribui para o aumento da radiação solar e das temperaturas.

A Defesa Civil recomenda medidas de proteção, como ingestão frequente de água, uso de roupas leves e proteção solar, além de evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. O calor intenso exige atenção especial para evitar desidratação e problemas de saúde.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.