Projeto Selo Verde apresenta regulamento e deve ser implementado em seis meses

 

O Projeto Selo Verde, que vai certificar empresas do setor de reciclagem do Rio Grande do Norte, deve começar a ser emitido em aproximadamente seis meses. As próximas etapas do programa foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (05.02), durante reunião da diretoria e associados do Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN) com empresas filiadas à entidade e consultores que atuam no programa.

 

 

 

“Esse é um dia muito importante para o projeto, com essa reunião de alinhamento para que o Selo [Verde] comece forte. Com isso, ele vai cumprir plenamente com os objetivos planejados”, afirmou o presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício. “Nosso intuito é justamente que se façam auditorias nas empresas e, assim, possamos ter uma avaliação de quais estão 100% dentro dos critérios estabelecidos e, se alguma não estiver, poderá se adaptar às exigências”, acrescentou.

 

 

Ele afirma que essas etapas são necessárias para que no momento das emissões do Selo as empresas que integram o programa estejam preparadas e cumpram as normas estabelecidas na regulamentação.

 

 

O presidente do Sindicato destaca a importância deste projeto para o setor de reciclagem no Rio Grande do Norte. “Isso será um diferencial competitivo, ao demonstrar que as empresas com o Selo seguem as normas socioambientais e, assim, darão credibilidade e confiança aos seus clientes”, destaca. Ele explica que as certificadas darão assim uma garantia de qualidade e excelência.

 

 

O CEO da Bioma Soluções Ambientais, Marcelo Dantas Nepomuceno, informou que o regulamento apresentado na reunião desta quarta-feira é o documento que vai nortear as visitas feitas para assessorar a adequação aos critérios. Ele explica que esses critérios estão definidos no próprio regulamento. O documento, observa, também vai ser útil para preparar as empresas que vão passar por uma auditoria externa, fase indispensável para que se obtenha a certificação.

 

Ele ressalta que os critérios para que se obtenha o Selo Verde estão relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS envolvem sustentabilidade, proteção ambiental, garantia de paz e prosperidade até 2030.

 

Entre as exigências que as empresas de reciclagem do Rio Grande do Norte terão que cumprir para receber o Selo Verde estão rastreabilidade, transparência nos procedimentos e práticas socioambientais, “vinculadas” com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

The post Projeto Selo Verde apresenta regulamento e deve ser implementado em seis meses appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.