Fórum Natal do Futuro dá início a definição de indicadores estratégicos

 

Os integrantes do Fórum Natal do Futuro 2044 se reuniram, nesta quarta-feira (5), na Casa da Indústria, para dar início a definição dos indicadores estratégicos que serão analisados ao longo do ano na capital potiguar. Durante o encontro, foram discutidos diferentes aspectos de setores essenciais como Educação, Economia, Inovação, Mobilidade, Saúde, Segurança e Inserção global. O Turismo, um dos motores da economia local, também terá lugar no estudo.

 

Segundo o coordenador da iniciativa da Federação das Indústrias do estado (FIERN), o diretor Djalma Júnior, este foi o pontapé inicial do Fórum, com a definição dos indicadores que servirão como base para futuras análises. “Agora, vamos captar esses dados, avaliando um período de 10 anos. Ficamos felizes com o comprometimento de algumas instituições na busca por informações que ainda não temos”, destacou.

 

Após a compilação dos dados, o próximo passo será a definição do tema central a ser estudado. “Precisamos identificar os dados que nos darão um retrato preciso dos principais desafios da cidade. Mobilidade, educação e saneamento são problemas perceptíveis, mas queremos aprofundar essa análise para identificar questões críticas que precisam ser discutidas com mais profundidade”, explicou o diretor.

 

Para David Góis, gerente de Inovação e Negócios do Sebrae-RN, a reunião marcou um avanço importante na construção de um planejamento estratégico para o município. “A definição dos indicadores é um passo essencial. A partir desses dados, será possível escolher um tema prioritário para estudo e projetar uma visão de futuro para a cidade”, disse.

 

Instituições parceiras reforçam compromisso com o Fórum

 

O secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações de Natal, Arthur Dutra, também destacou o compromisso da Prefeitura com as iniciativas do Fórum. “O município se coloca totalmente à disposição para apoiar as iniciativas discutidas aqui e ser um parceiro real, abrindo portas e viabilizando o que for necessário para que as pautas construídas no Fórum avancem, sejam entregues à cidade e resultem em melhorias concretas”, ressaltou.

 

O encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições, que reforçaram o compromisso com a iniciativa. O presidente da OAB-RN, Carlos Kelsen, destacou a importância dos dados econômicos e sociais para futuras análises jurídicas. “Queremos que a OAB participe para que possamos contribuir e para que esses dados também sirvam para a advocacia”, destacou.

 

A economista e professora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, Maria do Livramento, enfatizou a importância dos indicadores urbanos. “Para projetar o futuro da cidade, é essencial analisar infraestrutura, desenvolvimento urbano, mobilidade, saneamento, resíduos sólidos, regularização fundiária e habitação. Esses aspectos são fundamentais para o ordenamento do território e para que Natal seja planejada de forma sustentável”, avaliou.

 

Participaram do encontro, representantes da AEBA Alecrim, EPTEC, ABIH-RN, IFRN, Fecomércio-RN, Liga Contra o Câncer, PAX, BNB, Caixa Econômica, Funcern, UnP, Natal Convention, Sicoob e Conectron.

 

Fórum Natal do Futuro

 

Lançado em novembro de 2024 pela FIERN e pelo Sebrae-RN, o Fórum Natal do Futuro 2044 tem como objetivo traçar estratégias para o desenvolvimento econômico e social da cidade. A iniciativa reúne representantes do setor produtivo, do comércio, da academia e do poder público para pensar soluções de longo prazo.

 

O projeto se inspira na experiência Desenvolve Londrina, criada em 2005 no Paraná. A proposta para Natal prevê a criação de uma associação que estimule a participação da população nos debates e na formulação de políticas públicas, promovendo parcerias e cooperação de forma sistemática para o crescimento sustentável da cidade.

The post Fórum Natal do Futuro dá início a definição de indicadores estratégicos appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.