Vejo Tarcísio como um grande nome, diz Motta sobre Presidência

O novo presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 3ª feira (4.fev.2025) que observa o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um “grande nome” para concorrer às eleições presidenciais. Apesar disso, o paraibano não assegurou que o seu colega de partido disputará a chefia do Executivo em 2026.

“Vejo Tarcísio como um grande nome, ele representa a centro-direita, está fazendo um grande governo em São Paulo. A sua gestão é avaliada positivamente com quem conversamos, então ele é um governador muito preparado que com certeza deverá concorrer à Presidência da República, só não garanto que será em 2026”, declarou em entrevista à CNN Brasil

O governador paulista é uma das alternativas entre eleitores da direita caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continue inelegível. 

Em pesquisa recente da Genial/Quaest, Tarcísio apareceu com 13% das intenções de voto em um cenário de disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na sondagem, Lula teria 30% dos votos, Gusttavo Lima, 12%, e Pablo Marçal (PRTB), 11%. Eis a íntegra (PDF – 28 MB).

Porém, Bolsonaro está confiante de que poderá disputar a Presidência em 2026 e se vê como único candidato possível. 


Leia mais sobre a pesquisa: 

  • Lula tem 30% e candidatos de direita somam 42%, diz Quaest 
  • “Só Deus pode parar um sonho”, diz Gusttavo Lima sobre pesquisa 
  • Governistas celebram pesquisa que mostra vitória de Lula em 2026 

ENTREVISTA DE MOTTA À CNN BRASIL

Além de falar sobre as eleições presidenciais de 2026, o presidente da Câmara respondeu perguntas sobre o PL (projeto de lei) da anistia. Declarou que não há decisão tomada sobre pautar, ou não, o PL 2858/2022.

A proposta de anistia ao condenados pelos atos de 8 de janeiro foi utilizada de objeto de negociação entre o paraibano e o PT e PL durante a campanha eleitoral à Presidência da Casa. 

Além do PL da Anistia, Motta falou sobre o embate entre o Legislativo e o Judiciário sobre as emendas parlamentares. Adotou um tom conciliatório para resolver a disputa. 


Leia mais sobre a entrevista de Hugo Motta: 

  • Não há decisão sobre pautar PL da Anistia, diz Motta
  • Motta defende debate sobre parlamentarismo no Brasil 
  • Para Motta, Lira como ministro ajudaria na articulação política
Adicionar aos favoritos o Link permanente.