Entenda o impacto social do ESG nas empresas


O “social” da sigla remete à forma como o mercado corporativo trata a sociedade como um todo, sobretudo funcionários e comunidades locais Em ESG, a letra “S” significa social, em inglês
Divulgação
Num mundo onde a igualdade e a inclusão social são temas cada vez mais necessários, a importância da letra “S” da sigla ESG é evidente. O conceito “Environmental, Social and Governance “(Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução para português) com foco no social diz respeito à forma como uma empresa faz a gestão de seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades locais. A dimensão social do ESG engloba aspectos como direitos humanos, saúde e segurança no trabalho e demais ações de impacto social.
Vamos falar de ESG? Entenda a sigla que está redesenhando presente e futuro
Entre as ações sociais que as empresas podem adotar para cumprir o “S” do ESG estão a valorização do capital humano, a garantia de pagamento justo e pontual, a promoção da diversidade e inclusão, o investimento em projetos socioambientais, dentre outras iniciativas.
“S” que ressignifica negócios
No cenário mundial, há uma urgência não apenas em estabelecer metas nesse sentido, mas em desenvolvê-las e colocá-las em prática. Prova disso está no texto da declaração final do G20, que pressiona os governos dos países do grupo a adotarem medidas com objetivos ambiciosos. No que diz respeito à sociedade, o documento exige um enfrentamento das desigualdades.
O G20 é um fórum de cooperação econômica criado em 1999 e formado por 19 países e os blocos regionais União Europeia e a União Africana. No Brasil, o encontro foi realizado pela primeira vez em novembro de 2024.
Essa relevância também é corporativa, como destaca a pesquisa “Why sustainability has become a corporate imperative” (Porque a sustentabilidade se tornou um imperativo empresarial, na tradução em português), conduzida pela EY- Parthenon. O estudo revela que 90% dos investidores institucionais globais reconsideram seus investimentos quando as empresas não incorporam critérios ESG em seus modelos de negócios.
Diversidade e inclusão como compromisso
O banco BV é um exemplo do quanto o alinhamento a práticas do ESG são fundamentais para a saúde financeira dos negócios. Um de seus pilares de atuação diz respeito à aceleração da inclusão social interna e externa.
O banco assumiu o compromisso de, até 2030, financiar e distribuir R$ 80 bilhões para negócios ESG. De 2021 para cá, a empresa já atingiu R$ 31,5 bilhões dessa meta.
No que diz respeito às iniciativas internas, o banco se compromete a, até 2030, ter mulheres em pelo menos 50% dos cargos de liderança da companhia. Também se responsabiliza em alcançar a participação de 35% de negros no seu quadro de colaboradores.
Esporte que transforma
Para o BV, o esporte é mais uma ferramenta poderosa para construir um futuro igualitário, promovendo valores como socialização, respeito e inclusão. Por isso, o banco apoia diversas modalidades, como atletismo, natação, ginástica artística, surfe, basquete, tênis, judô, vôlei e skate, indo além das competições para gerar impactos significativos na sociedade.
Com a criação da área de Sustentabilidade, o BV vem fortalecendo projetos sociais e atingindo suas metas. Desde 2018, mais de 12 mil pessoas foram impactadas, mais de 1.200 aulas foram ministradas em todos os projetos e nove institutos apoiados diretamente, beneficiando mais de três mil alunos e promovendo o desenvolvimento por meio do esporte.
Valores como parceria, coragem e inclusão guiam o banco em sua missão de viabilizar conquistas e transformar vidas. A construção de um futuro mais
sustentável exige ações coletivas e o engajamento de todos os setores, começando agora. E você, já pensou em como fazer a sua parte?
Conheça mais ações ESG do banco e o pacto BV por um futuro mais leve aqui.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.