Bolsa cai 0,19% no Brasil frente ao embate comercial dos EUA e China

O Brasil apresentou queda de 0,19% na bolsa de valores na manhã desta 3ª feira (4.fev.2025), após o anúncio da implementação de novas tarifas da China. O país asiático impôs medidas comerciais como resposta a ações do presidente dos EUA,  Donald Trump (Partido Republicano).

O presidente norte-americano iniciou tensões comerciais ao impor uma alíquota de 10% sobre produtos importados da China aos Estados Unidos. Como resposta, os chineses estabeleceram tarifas de 15% sobre importações de energia dos EUA, afetando negócios de menos de US$ 5 bilhões, e aplicou um imposto de 10% sobre petróleo e equipamentos agrícolas americanos.

Outra medida adotada pelo governo chinês foi restrição à exportação de tungstênio e outros metais críticos, fundamentais para as indústrias eletrônica, aeronáutica e de defesa.

Até o momento, o Brasil não foi diretamente afetado pelas medidas restritivas. No entanto, o impacto das tensões comerciais globais respinga nos demais mercados financeiros.

Dólar

Na manhã desta 3ª feira, o dólar apresentou leve queda de 0,09%, a R$ 5,80. O valor marca estabilidade na variação da moeda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.