Inquérito sobre ataque ao Capitólio investiga agentes do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a conduta de agentes do FBI em relação ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A investigação, que começou na 2ª feira (3.fev.2025), inclui a aplicação de um questionário detalhado a milhares de agentes sobre suas ações durante as investigações do evento.

O esforço ocorre em meio a uma reestruturação no departamento, que já levou à demissão de aproximadamente 30 promotores ligados ao caso. Um questionário de 12 perguntas visa a entender o envolvimento dos agentes em várias etapas da investigação, desde vigilância até entrevistas com testemunhas.

O questionário exige detalhes sobre o papel dos agentes nas investigações, incluindo se realizaram prisões, lideraram operações, testemunharam em julgamentos ou foram designados como agentes de caso. Além disso, questiona sobre a participação em vigilância, esforços de descoberta, procedimentos do grande júri, entrevistas com testemunhas ou revisão de intimações.

A Associação de Agentes do FBI expressou preocupação com o questionário, sugerindo que os agentes consultem seus supervisores antes de responder.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.