Felipe Silva é anunciado como novo treinador-chefe da natação

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta segunda-feira (3), a nomeação de Felipe Santos Silva como novo técnico-chefe da natação paralímpica brasileira. Ele assume o cargo que era ocupado por Leonardo Tomasello desde 2014. Além de Felipe, o CPB também contará com o ex-atleta Carlos Alonso Farrenberg, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, como novo coordenador da modalidade.

Treinador-chefe

Formado em Educação Física pela Uniban, Felipe Santos Silva integra a equipe técnica do CPB desde 2014. Antes disso, atuou como treinador da natação convencional do Clube Paineiras por quatro anos. O novo técnico-chefe da natação paralímpica brasileira já esteve presente em três edições dos Jogos Paralímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). Nessas ocasiões, atletas treinados diretamente por ele conquistaram nove medalhas, sendo dois ouros, duas pratas e cinco bronzes.

“Substituir o Leonardo Tomazelo, que é um amigo pessoal meu, será um desafio muito grande, mas acredito estar preparado depois de 11 anos no CPB”, disse.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Felipe afirmou que entre suas prioridades estará promover a renovação da natação paralímpica brasileira, visando os Jogos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032. “A renovação é um ponto importante há muito tempo. Temos atletas novos chegando que farão sua classificação internacional neste ano. Alguns deles estarão com resultados interessantes em 2028 e teremos uma equipe bem forte formada por esses jovens em 2032”, afirmou.

Outro tema de interesse de Felipe Santos Silva é a identificação de talentos em todas as regiões do Brasil, especialmente por meio do Meeting Paralímpico, competição do CPB que, assim como no ano passado, terá etapas em todas as unidades federativas do Brasil em 2025. “É espetacular termos competições em todas as regiões do Brasil. Minha ideia é chegar nos lugares menos consolidados, onde podemos captar atletas com potencial que talvez ainda não conheçam tão bem o Movimento Paralímpico”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Novo coordenador

Carlos Farrenberg, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 nos 50m livre para a classe S13, tem baixa visão em decorrência de toxoplasmose. Além de sua conquista no Rio, ele também disputou os Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. O novo coordenador da modalidade é formado em Educação Física pela Universidade Santa Cecília, de Santos. Nadador desde os sete anos, conheceu o Movimento Paralímpico e fez sua classificação funcional durante sua graduação.

Antes de encerrar sua carreira como atleta, Carlos Farrenberg obteve especialização em Gestão Esportiva em um curso oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2015. Ele é colaborador do CPB desde 2022 e, entre outras atribuições, acompanhou o desenvolvimento dos atletas da Seleção de base da modalidade nos últimos anos.

“Sei da responsabilidade que estou assumindo e sei que este será um grande desafio. Estar ao lado do Felipe será muito bom. Conheço ele desde 2014, quando eu ainda era atleta, e sempre tivemos um bom relacionamento. Mudam algumas pessoas, mas o trabalho continua. Não vamos tentar revolucionar aquilo que vem dando tão certo. Embora não seja um ano de Jogos Paralímpicos, tem muita coisa para acontecer, projetos novos surgindo”, afirmou.

A natação paralímpica é uma das modalidades mais vitoriosas para o Brasil. Nos Jogos de Paris 2024, os atletas da modalidade conquistaram 26 pódios (sete ouros, nove pratas e dez bronzes).

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O post Felipe Silva é anunciado como novo treinador-chefe da natação apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.