Rio-Niterói e Assunção disputam sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

A PanAm Sports, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos e de outros eventos de caráter olímpico nas Américas, confirmou no sábado, (1º.fev.2025), as cidades candidatas a sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.

As cidades de Rio e Niterói, que apresentam uma candidatura conjunta, e Assunção, capital do Paraguai, foram confirmadas como as únicas concorrentes. A cidade escolhida será divulgada no 2º semestre de 2025.

A inscrição de uma cidade mexicana, esperada pela PanAm Sports, não se concretizou, deixando as candidaturas de Rio-Niterói e Assunção como únicas opções. As cidades têm até 30 de abril para apresentar documentos que atendam aos requisitos, incluindo informações detalhadas sobre infraestrutura e financiamento.

O Rio, que sediou o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016, destaca os legados desses eventos em sua candidatura. Assunção, por sua vez, conta com o apoio político, especialmente do presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Pérez López Moreira, integrante influente do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A candidatura Rio-Niterói foi aprovada na Assembleia Geral do COB (Comitê Olímpico do Brasil), com a presença de autoridades como os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), além de Isabel Swan (PV), vice-prefeita de Niterói, e Guilherme Schleder, secretário de esportes do Rio. A proposta sugere o uso de estruturas já existentes e a construção de uma Vila Pan-Americana na Zona Portuária do Rio.

Entre os projetos estão a construção de uma linha de metrô ligando o Rio a Niterói e a aceleração do processo de despoluição da Baía de Guanabara. A reforma do estádio Caio Martins, em Niterói, também é parte do plano.

A proposta contempla as duas cidades, inclui locais como o Parque Olímpico da Barra da Tijuca e o Estádio do Maracanã. O objetivo é, além de realizar os jogos, deixar um legado sustentável para as cidades e estimular a prática esportiva na região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.