Ketiley Batista bate recorde brasileiro dos 60m com barreiras

Ketiley Batista se destacou na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D), em Bragança Paulista, SP, ao estabelecer o novo recorde brasileiro nos 60m com barreiras. A atleta, de Pindamonhangaba, conquistou o ouro com 8.00 (1.0 m/s), superando a marca anterior de Micaela Rosa de Mello, que era 8.02, alcançada em 17 de janeiro, em Spokane, Estados Unidos. No masculino, Eduardo de Deus confirmou o favoritismo.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Ketiley Batista estabeleceu um novo recorde brasileiro nos 60m com barreiras indoor, cravando 8.00s. Vitória Sena Batista Alves (Praia Clube-Exército-Futel-MG) ficou em segundo lugar, com 8.19, seguida por Adelly Oliveira Brito (também do Praia), que marcou 8.27. Com as novas regras da World Athletics, as competições indoor em pista passaram a ser chamadas de “short track”. Para efeito de recordes nos 60 metros com barreiras, não importa se a prova ocorre em pista indoor ou ao ar livre. Isso se aplica desde que o vento esteja dentro dos limites permitidos.

“Eu já tinha a expectativa de uma boa marca. Apesar dos poucos treinos específicos feitos até agora eu estava bem. Mas só fiz três treinos específicos e fiquei surpresa, mas bem feliz com os 8 segundos cravados”, disse Ketiley Batista, que baixou em 9 décimos sua melhor marca anterior, de 8.09. “Vou ao Sul-Americano Indoor, mas o meu objetivo principal no ano nem é o Mundial Indoor e sim buscar o índice ou somar pontos para o Campeonato Mundial de Tóquio (ao ar livre, em setembro)”, completou a atleta que treina com Luiz Gustavo Consolino. 

O barreirista Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) confirmou o favoritismo nos 60 m com barreiras ao conquistar o ouro com 7.68. Gabriel Constantino (EC Pinheiros) ficou com a segunda colocação (7.69) e Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA – Atletismo Taubaté) ficou em terceiro (7.74).

Campeões dos 60 metros rasos

Ana Carolina de Jesus Azevedo (EC Pinheiros-SP) e Thiago Prata Gobatti (Associação Ferroviária de Esportes-SP) conquistaram o título nos 60 metros rasos, a prova mais rápida do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D).

A atleta olímpica Ana Azevedo ficou muito perto do índice para o Mundial Indoor de Nanjing, China (7.15), que será realizado em março, e do recorde brasileiro (7.14). “Eu gostei da prova, meu primeiro 60 metros do ano. E foi o meu PB (personal best). Sei que posso melhorar, ajeitar algumas coisas fazendo o índice e o recorde”, disse Ana, que quer ir ao Sul-Americano Indoor de Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro e também ao Mundial Indoor, em março – vai buscar qualificação. “Vamos brigar por todas as competições”, comentou.

A atleta também já está pensando nos índices dos 100 m e 200 m para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, ao ar livre, em setembro. “Eu vou estar na corrida de pontos pelo Ranking, mas claro que a gente sempre quer o índice.” Ana treina com Katsuhico Nakaya

No masculino, Thiago Gobatti surpreendeu diante de adversários favoritos e venceu com 6.60 (1.7). Explicou que por causa de uma lesão estava treinando, desde novembro, para os 60 m. “Fiz uma preparação específica para essa prova e deu certo. Eu tinha de treinar num volume mais baixo. Sabia que os meninos do SESI estão num período de base e resolvi aproveitar isso, não esperava um resultado tão cedo”, comentou Gobatti

William Venâncio obteve sua melhor marca pessoal, 20,63 m, e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso. Welington Silva Morais (EC Pinheiros-SP), do Maranhão, não igualou sua marca de estreia na temporada (20,64 m) e ficou em segundo lugar com 20,03 m. Thiago Nogueira Alves (ADC São Bernardo-SP) completou o pódio em terceiro, com 17,25 m.

Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

O post Ketiley Batista bate recorde brasileiro dos 60m com barreiras apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.