Rodovias de SP ganham tecnologia para atender veículos elétricos

As concessionárias paulistas estão adotando medidas operacionais e tecnológicas para atender veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in em casos de incêndio e superaquecimento de bateria.

Entre as rodovias administradas pelo grupo CCR onde as tecnologias estão sendo testadas, estão a rodovia dos Bandeirantes, a rodovia Castelo Branco e o Rodoanel.

O suporte operacional usa câmeras térmicas para controle de temperatura da bateria, tapete de isolamento, luva para neutralizar e “desenergizar” o veículo e equipamento de proteção respiratório autônomo para proteção da equipe de atendimento.

Além disso, estão sendo testados 2 novos equipamentos: o e-Vehicle Isolation System, para resfriamento, e o Best, para combate a incêndio.

O e-Vehicle Isolation System é utilizado para o resfriamento do sistema de bateria em caso de incêndio ou superaquecimento, depois de verificação por meio de câmera térmica.

“Funciona como uma bolsa especial, em que o veículo é posicionado sobre ela, fechado e, posteriormente, submerso em água para resfriamento. O sistema conta com fitas de içamento para remover o veículo para um local seguro”, afirma o gerente-executivo de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) da CCR Rodovias, Juliano Roque Souza.

Já o Best, outro equipamento em teste, perfura a bateria com uma ponta de aço e, com o apoio de um caminhão de combate a incêndio, injeta água diretamente no dispositivo, fazendo o resfriamento das células de forma rápida e segura tanto para os profissionais que atuam na ocorrência, como para os clientes da rodovia.

As equipes da Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia, também vem se preparando para combater incêndios em veículos elétricos e híbridos, além de superaquecimento de bateria.

Para isso, contam com equipamentos de proteção respiratória autônoma, luvas de alta tensão, tapete isolante, câmera térmica para detectar colapsos da bateria principal (principal causa dos incêndios) e capacetes com certificação e proteção contra arco elétrico.

Nas concessionárias ViaPaulista e Intervias, do grupo Arteris, são realizados treinamentos de atendimento a ocorrências de veículos elétricos, mas em caso de incêndio e, dependendo da situação, o Corpo de Bombeiros é acionado.

De modo geral, é fundamental o motorista seguir as orientações de segurança: ao perceber qualquer sinal de fogo, o condutor deve parar o veículo em um local seguro, se possível, e acionar o serviço de emergência.

SUPORTE AOS USUÁRIOS

As rodovias paulistas concedidas contam com 219 bases operacionais e postos de SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), que também oferecem estrutura para o descanso durante a viagem.

Em 2024, mais de 1,5 milhão de atendimentos foram prestados por meio de guincho, socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar (ambulâncias), apreensão de animais e caminhão irrigadeira –utilizado para limpeza da via ou combate a focos de incêndio.

No mesmo período, também foram registradas 601,7 mil panes veiculares, sendo 31.600 por problema elétrico; 523,4 mil por causa mecânica e 46.700 por causa da falta de combustível (pane seca).

O acionamento da concessionária pode ser feito diretamente da rodovia, do Centro de Controle e Segurança Operacional, por meio do monitoramento das câmeras de segurança, telefones de emergência (callbox) e também pela central de atendimento 0800, que funciona 24 horas.


Leia mais:

  • Vendas de carros elétricos no Brasil crescem 89%, diz associação
  • Infra em 1 minuto: Trump 2.0 e as medidas para o setor de energia
  • Tesla elevará preços no Canadá a partir de fevereiro
  • Governo fez em 2024 o maior nº de leilões rodoviários em 17 anos
  • CCR arremata Lote 3 de rodovias do Paraná
  • Importação de carros elétricos sobe 108% e afeta balança comercial

Com informações da Agência São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.