Professores da rede municipal conhecem projetos premiados em 2024

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação promoveu, no auditório da Uniasselvi, a socialização dos projetos que foram premiados no ano de 2024. A Objetivo é inspirar educadores de outras unidades a adaptar as ações reconhecidas no ano passado. Na oportunidade, os servidores da rede pública de Educação puderam conhecer nove ações pedagógicas que foram destaque em eventos estaduais, nacionais e internacionais.

“Este evento celebra projetos inovadores, com foco nas práticas educacionais”, comenta a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Foram reconhecidas ações voltadas para as áreas de robótica educacional, alfabetização, matemática, maquete e estratégias pedagógicas. Destacamos alguns projetos nesse dia, mas outras inúmeras ações aconteceram em nossas escolas. Esses momentos de troca de experiência são enriquecedores, e quem ganha são sempre as crianças, a escola e a comunidade.”, complementa.

As apresentações demonstraram o impacto dos projetos na educação, potencializando práticas inovadoras que contribuem para um ensino que vem de encontro às necessidades da sociedade.

A pedagoga do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (Lire), a coordenadora Fabiana Coronel da Silva, salienta que, a partir dessas práticas coordenadas, o objetivo é impactar outros professores e inspirá-los também a registrar seus trabalhos desenvolvidos nas escolas. “Nós provamos aqui que, desde o berçário até anos finais do ensino fundamental, todos são capazes de ter trabalhos reconhecidos”, disse.

Conheça os projetos premiados:

A EEF Edith Krieger Zabel foi finalista no Conexão Liga STEAM, no Rio de Janeiro, com o projeto “Guardiões das Abelhas”, que também conquistou o primeiro lugar na II Edutech na categoria Estações Meteorológicas.

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) recebeu destaque na 25ª Feira Regional de Matemática, garantindo vaga na etapa estadual com o projeto “Matemática: Da Fome ao Desperdício”, que abordou o desperdício de alimentos por meio de cálculos e estatísticas.

O CEI Hilda Anna Eccel I levou o projeto “Matemabrincar” à 39ª Feira Catarinense de Matemática, sendo o único reconhecido como destaque na categoria, promovendo o ensino matemático de forma lúdica.

A Escola Municipal Padre Vendelino Wiemes foi reconhecida pelo Prêmio Lume como Escola de Referência em Alfabetização, destacando-se entre as unidades com melhores índices no programa Alfabetiza SC.

No campo da tecnologia e sustentabilidade, a professora Milene Tavares, do CEI Nova Brasília, liderou o projeto “Pequenos Construtores do Amanhã”, vencedor da 1ª Edutech, levando-a à etapa nacional do Prêmio Santillana, no Rio de Janeiro, e à fase internacional, em Bogotá, na Colômbia.

Outros projetos inovadores também se destacaram, como o “Robótica como Ferramenta Auxiliar na Construção de Recursos Didáticos Lúdicos”, do CEI Emília Floriani de Oliveira, publicado no site IEEE, e o projeto “Maquete Interativa do Parque das Esculturas Ilse Teske”, da EEF Georgina de Carvalho Ramos da Luz, que garantiu segundo lugar na I Edutech. A EEF Dr. Carlos Moritz também se destacou com um projeto que utiliza robótica para o ensino de matemática.

Por fim, o projeto “LIRE”, da professora Taiani Vicentini, foi reconhecido no 7º Congresso Catarinense de Cidades Digitais Inteligentes, destacando-se pelo uso da tecnologia na gestão pública e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Além da socialização dos projetos premiados, a semana de formação dos servidores da Secretaria de Educação de Brusque contou com diversas outras atividades. Entre elas, temas como afro-letramento, segurança nas escolas, educação ambiental e práticas de gestão foram abordados em encontros presenciais e on-line. A programação se encerra com a abertura oficial do ano letivo, marcada para o dia 3 de fevereiro, com um evento especial em homenagem aos 150 anos da imigração italiana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.