Saiba como era e como ficou a Mesa Diretora do Senado

O Senado elegeu neste sábado (1º.fev.2025) a nova composição da Mesa Diretora para os próximos 2 anos. Ao todo, 11 cargos foram definidos: 7 titulares e 4 suplentes. A votação foi por aclamação, sem registro de cada senador.

Os partidos de centro e centro-direita mantiveram o domínio de 4 dos 7 cargos titulares.

Atualmente, o PSD, o MDB e o Podemos ocupam, respectivamente, a presidência e as duas vice-presidências da Casa. O Podemos também conta com a 4ª Secretaria. 

Já a 1ª, 2ª e 3ª secretarias estão com a esquerda e a centro-esquerda, com PT, PDT e PSB, respectivamente.

Como era a Mesa Diretora do Senado (2023-2024)

COMO FICARÁ

O União Brasil, o PL, o PT e o PSD ficaram com os postos mais importantes. Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) será o presidente. Eduardo Gomes (PL-TO) e Humberto Costa (PT-PE) ficaram com a 1ª e a 2ª vice-presidências, respectivamente. 

Já as secretarias serão ocupadas por Daniela Ribeiro (PSD-PB), Confúcio Moura (MDB-RO), Ana Paula Lobato (PDT-MA) e Laércio Oliveira (PP-SE).

Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) ficarão como suplentes de secretários, nessa ordem.

É uma vitória para o União Brasil, que conseguiu o posto mais alto da Mesa, apesar de ter só a 5ª maior bancada da Casa, com 7 senadores, e não detinha espaço na Mesa. Também é um bom resultado para o PL, que não ocupava posto na gestão anterior.

Como ficará a Mesa do Senado

ATRIBUIÇÕES DA MESA DIRETORA

A Mesa Diretora exerce as funções de comando, definição de pauta e papéis administrativos e de cunho institucional.

O presidente do Senado também acumula o posto de presidente do Congresso Nacional. Isso significa que convoca e comanda as sessões do Senado e também as sessões do Congresso. Essas últimas servem para analisar vetos presidenciais e projetos orçamentários. 

Atribuições da Mesa Diretora do Senado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.