SINDICER-RN prepara diagnóstico abrangente da cerâmica vermelha no RN em parceria com FIERN e Sebrae

Com o objetivo de promover o fortalecimento e a modernização do setor de cerâmica vermelha no Rio Grande do Norte, o Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção do RN (SINDICER-RN) iniciou os debates com o Sebrae-RN para um novo diagnóstico abrangente do segmento. Na tarde desta sexta-feira (31), o presidente do SINDICER-RN, Vinícius Aragão, se reuniu com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, para apresentar a proposta do projeto, que também conta com a participação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

A ideia é similar ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RN, em 2012, cujo impacto foi significativo para a formulação de estratégias e políticas públicas de desenvolvimento setorial da cerâmica vermelha. Para além disso, desta vez também é prevista a elaboração de um documentário audiovisual como forma de divulgação dos resultados.

 

De acordo com o presidente do SINDICER-RN, o diagnóstico vai servir para ampliar os resultados decorrentes do último levantamento. “O último diagnóstico foi realizado em 2012 e entendemos que o setor evoluiu muito tecnologicamente e na questão ambiental”, afirma.

 

 

“Queremos refazer esse diagnóstico, visitar todas as cerâmicas do Rio Grande do Norte, com uma ótica principalmente no desenvolvimento socioambiental, na redução de consumo de lenha e no uso das energias renováveis”, completa Vinícius.

 

Entre os dados a serem levantados no diagnóstico estão a produção, perfis empresariais, tecnologias empregadas e desafios enfrentados. Além disso, o trabalho deve apresentar o desenvolvimento sustentável e adequação das indústrias aos ideais de sustentabilidade, com foco no consumo de combustíveis de queima, energia renovável e gestão de resíduos.

 

O diretor técnico do Sebrae-RN ressalta o compromisso da instituição em apoiar o setor. “A cerâmica é um setor que priorizamos há muitos anos e temos atuado principalmente na inovação tecnológica continua dos produtos que temos aqui no Rio Grande do Norte, bem como para melhorar o acesso ao mercado de trabalho”, afirma João Hélio.

 

 

“Neste ano nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa atividade econômica tão importante, que gera muitos postos de trabalho no nosso estado, mas com olhar além da inovação e tecnologia, incluindo também a pauta da sustentabilidade”, acrescenta João Hélio.

 

Também participaram do encontro desta sexta o secretário executivo do SINDICER-RN, Júlio Lourenço, e a gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo.

 

The post SINDICER-RN prepara diagnóstico abrangente da cerâmica vermelha no RN em parceria com FIERN e Sebrae appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.