O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou a Medalha do Exército Brasileiro a atletas que foram medalhistas nas Olimpíadas de Paris: os judocas Beatriz Souza e Guilherme Schimidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo. Os 3 são terceiros-sargentos do Exército. A homenagem foi entregue durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, realizada em Brasília.
Beatriz Souza conquistou a 1ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2 de agosto. A atleta derrotou a israelende Raz Hershko na categoria +78kg do judô feminino.
Guilherme Schimidt ganhou a medalha de bronze na disputa por equipes do judô. Natália Araújo também foi medalhista de bronze na competição.
Os 3 esportistas integram o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento do Exército, criado pelo Ministério da Defesa em 2008. Eles podem ficar por até 8 anos nas Forças Armadas. Depois, são transferidos para a reserva não remunerada.
Ao celebrar a vitória de Bia Souza no início do mês, Lula disse que era importante lembrar que mais de 80% dos atletas que estavam em Paris, na França, recebem ou já foram beneficiados pelo Bolsa Atleta, política criada em seu 1º governo, em 2004.
“Por que a gente fez isso? Porque quando o atleta fica famoso ele ganha patrocínio, mas enquanto ele não é famoso, às vezes ele não tem 1 tênis para usar. […] Não é bonito ver aquilo na televisão? Por que a gente não garante que as nossas crianças nascidas nos lugares mais pobres tenham o direito de chegar ali?”, declarou Lula em 6 de agosto.