Barcelona anuncia saída definitiva do X

A Prefeitura de Barcelona anunciou na 2ª feira (27.jan.2025) a saída definitiva da rede social X (antigo Twitter). Quase 80 contas municipais serão encerradas a partir da decisão que entra em vigor na 6 ª feira (31.jan), tornando a capital da Espanha a 1ª grande cidade do país a adotar a medida.

O prefeito Jaume Collboni (Partido dos Socialistas da Catalunha, centro-esquerda) vai assinar um decreto para efetivar a medida, que entrará em vigor em 31 de janeiro. Provisoriamente, será mantida somente uma conta na rede social, a @bcn_ajuntament, para informar emergências, alertas meteorológicos e dificuldades de mobilidade.

Em comunicado, a prefeitura da cidade justifica a sua decisão como um reforço ao compromisso com o direito dos cidadãos de receber informações verdadeiras e honestas, pretendendo se manter “líder mundial no humanismo tecnológico e na democracia digital”.

“A decisão é o resultado de um compromisso com o direito dos cidadãos de receberem informações verdadeiras e honestas . Ao mesmo tempo, queremos continuar a ser líderes mundiais no humanismo tecnológico e na democracia digital; uma vontade que se tornou incompatível com a permanência na rede social X (antigo Twitter), imersa numa espiral de desinformação e intransigência que ataca diretamente a democracia“, afirmou.

A gestão informou que “toda a informação municipal continuará acessível nos restantes canais municipais oficiais, no site da Câmara Municipal, nas newsletters e nas aplicações móveis atualmente em funcionamento.”

Novas medidas

A Câmara Municipal vai implementar novos meios para garantir que a informação chegue aos cidadãos:

  • Reforço dos canais oficiais em outras plataformas , como Instagram, Facebook, LinkedIn, Telegram, YouTube e aplicativos municipais.
  • Atualização do site da Câmara Municipal , incorporando novas funcionalidades para torná-lo mais acessível e dinâmico.
  • Criação de uma newsletter digital mensal com as notícias mais relevantes, que chegará diretamente ao email dos cidadãos.
  • Campanhas de sensibilização sobre a importância da informação verdadeira , dirigidas especialmente aos jovens e aos utilizadores digitais.
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