Raio atinge avião no aeroporto de Guarulhos; assista

Um raio atingiu um avião da British Airways durante um temporal na 6ª feira (24.jan.2024) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Registros nas redes sociais mostram que a aeronave recebeu a descarga elétrica na cauda.

O aeroporto disse que não houve danos “significativos” ao avião. Segundo a concessionária, a equipe de manutenção da companhia aérea realizou as inspeções preventivas depois do ocorrido. Leia a nota ao fim da reportagem.

Um vídeo do episódio circula nas redes sociais. O registro mostra que havia uma pessoa na pista próxima ao local onde caiu o raio. 

Assista (11s):

“O incidente ocorreu devido à altura da empenagem da aeronave, que pode aumentar a probabilidade de incidência durante tempestades elétricas. No entanto, eventos como este são raros, e aeronaves modernas são projetadas para suportar descargas elétricas de forma segura”, disse a nota.

Ao todo, os temporais em São Paulo tiveram os seguintes efeitos no Aeroporto de Guarulhos:

  • voos alterados de Guarulhos – 24;
  • cancelados –  15 pousos e 18 decolagens.

As chuvas devem continuar na cidade de São Paulo até o final de janeiro, com riscos de alagamentos e temporais, afirma a MetSul Meteorologia. 

A metrópole enfrentou uma forte tempestade que causou queda de energia elétrica para mais de 27.000 pessoas, além de inundações. A Defesa Civil emitiu pela 1ª vez um alerta severo para os moradores.

Leia a nota do Aeroporto de Guarulhos:

“A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, em razão das fortes chuvas e ventos na região, o Airbus A350-1000 da British Airways foi atingido por um raio enquanto estava estacionada no pátio de manobras. O incidente não resultou em danos significativos à aeronave. A manutenção da companhia aérea foi prontamente acionada e iniciou as inspeções preventivas.”

“O Aeroporto Internacional de São Paulo adota protocolos rigorosos de segurança e proteção contra raios, como a transmissão de alertas sobre condições climáticas adversas por meio das fonias operacionais, o afastamento das escadas das aeronaves, o uso de calços para evitar movimentações indesejadas, a interrupção do abastecimento de aeronaves durante tempestades, além de pontos de aterramento nas posições das aeronaves e sistemas de proteção contra descargas elétricas (SPDA).”

“O incidente ocorreu devido à altura da empenagem da aeronave, que pode aumentar a probabilidade de incidência durante tempestades elétricas. No entanto, eventos como este são raros, e aeronaves modernas são projetadas para suportar descargas elétricas de forma segura.”

“Em razão das condições meteorológicas adversas, 24 voos foram alternados de GRU para outros aeroportos, sendo que 22 retornaram ao aeroporto enquanto 15 pousos e 18 decolagens foram cancelados devido às dificuldades causadas pelas condições climáticas. As chuvas e ventos fortes impactaram a chegada de tripulantes, o que afetou o início das operações de algumas companhias aéreas.”

“A GRU Airport reforça seu compromisso com a segurança e a eficiência operacional, trabalhando para minimizar o impacto das condições meteorológicas e garantir a integridade de passageiros, tripulantes e colaboradores.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.