Sem relação com Trump 2, deportados dos EUA chegam ao Brasil nesta 6ª

Um grupo de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar na noite desta 6ª feira (24.jan.2025) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). A informação foi confirmada ao Poder360.

Essa é a 1ª leva de deportações ao país depois da posse do presidente Donald Trump (Partido Republicano), na 2ª feira (20.jan). No entanto, o voo é parte de um acordo em 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer (MDB) e que começaram em 2018. À época, Trump estava no 1º mandato na Casa Branca.

Segundo apurou este jornal digital, os deportados são brasileiros que, em geral, foram presos nos EUA porque estavam no país de forma irregular e não podem mais recorrer à Justiça americana.

Autoridades dos Estados Unidos realizaram as primeiras operações de prisão e deportação de imigrantes em situação irregular no país depois de decretos de Trump. A secretária de imprensa da Casa Branca anunciou na noite de 5ª feira (23.jan) que foram presos “538 imigrantes ilegais” e deportadas “centenas de pessoas”.

TRUMP 2 X IMIGRAÇÃO

Como mostrou o Poder360, desde que assumiu como o 47º presidente dos Estados Unidos, Trump assinou uma série de decretos que reverteram políticas de imigração, endureceram o controle sobre a circulação na fronteira com o México e aumentaram as penas para imigrantes ilegais no país.

As medidas fazem parte das reiteradas promessas feitas durante a corrida presidencial contra a ex-vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata). O republicano disse que irá promover a maior campanha de deportação da história dos EUA.

Apesar de Donald Trump querer reverter as políticas da administração de Biden sob a alegação de que trouxeram problemas de contrabando e imigração ilegal na fronteira com o México, nos últimos 2 anos do governo do democrata, o país deportou o maior número de pessoas desde 2015.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.