Desinteresse dos cidadãos pela vacina contra a dengue preocupa autoridades de saúde


A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo. Mas apenas 1,1 milhão de crianças e adolescentes completaram o esquema vacinal – que exige duas doses. Especialistas alertam para a baixa procura pela vacina contra a dengue
As autoridades de saúde estão em alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil e preocupadas também com o desinteresse perigoso dos cidadãos pelas vacinas contra a doença.
Salas vazias. Pouquíssimos pais procuram a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A bancária Alessandra Oliveira dos Santos sabe como é importante proteger a Luiza, de 10 anos.
“É importante para os cuidados da dengue, não adianta a gente só cuidar do nosso pratinho de água e não imunizar as nossas crianças que têm a possibilidade de serem imunizadas pelo SUS”, diz.
O governo comprou mais de 6 milhões de doses, distribuídas para 1,9 mil municípios. Mas de fevereiro de 2024 até esta sexta-feira (24), menos de 4 milhões de doses foram aplicadas. E apenas 1,1 milhão de crianças e adolescentes completaram o esquema vacinal – que exige duas doses, com intervalo de três meses.
Dengue: quem pode tomar a vacina no SUS em 2025?
“A sensação de que a dengue acalmou ou que a epidemia do ano passado já passou tem feito com que muitas famílias, muitos adolescentes, não tenham terminado seu esquema que foi começado. Lembrando que para adquirir a proteção contra a doença, a vacina só atinge esse objetivo quando são aplicadas as duas doses. Uma única dose não garante proteção, quanto mais a longo prazo”, explica Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo. Para tentar atingir essa meta, o Ministério da Saúde vai pedir que nos municípios onde a vacina está sendo aplicada, as escolas verifiquem a caderneta de vacinação e estimulem os alunos a se protegerem. E com a compra de mais 9,5 milhões de doses em 2025, o ministério quer ampliar a vacinação.
Desinteresse dos cidadãos pela vacina contra a dengue preocupa autoridades de saúde
Jornal Nacional/ Reprodução
“Conforme nós recebermos as vacinas do laboratório produtor, e conforme a disponibilidade de vacina, nós vamos ampliar a vacinação territorialmente. Ou seja, incluindo cada vez mais novos municípios nessa recomendação”, diz Éder Gatti, diretor PNI/MS.
Desde o início de 2025, já foram registrados 104 mil casos de dengue, com 21 mortes. A estudante Luíza Oliveira Rezende Marim fez a parte dela e já tomou a vacina:
“Eu tenho um truque, que é na hora da vacina você fechar o olho, virar a cabeça para o lado e tossir, que aí não dói”, conta.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.