Ministério da Justiça lança cartilha alertando riscos sobre nitazeno, substância mais potente que heroína


Droga surgiu na década de 1950 em pesquisas farmacêuticas, mas passou a ser mais usada após a pandemia. Nitazeno chega a ser 20 vezes pior que o fentanil. Nitazeno
DEA.GOV/Divulgação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta sexta-feira (24), uma cartilha sobre os perigos da substância química nitazeno.
Apesar de não ser uma droga nova — surgiu na década de 1950 em pesquisas farmacêuticas — o produto passou a ser mais usado em opioides depois da pandemia.
Diretores de presído são exonerados depois de mortes suspeitas por droga K
O Departamento de Narcóticos do estado de São Paulo afirmou que as chamadas drogas K — conhecida nas ruas como K2, K4, K9 e spice — são manipuladas, principalmente, em países asiáticos e europeus e que, muito provavelmente, o nitazeno já vem adicionado nesses entorpecentes.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o nitazeno chega a ser 20 vezes pior que o fentanil, que é uma droga 50 vezes mais forte que a heroína.
“O nitazeno foi sintetizado para ser medicamento, mas nunca foi utilizado para tal. De tal forma que a gente não sabe, pois nunca foi utilizado para humanos em uma quantidade grande. A gente não tem essa informação”, explica o professor de toxicologia Maurício Yonamine.
💊 Quais os efeitos da droga no organismo?
Segundo estudos, o nitazeno interage com vários receptores de opioides no cérebro e no sistema nervoso.
Em um alerta do governo britânico, um desses receptores foi descrito como sendo um “mediador principal” no cérebro que influencia funções positivas e terapêuticas, como o alívio à dor e o sistema de recompensa, causando uma sensação de euforia.
Outra análise de 2022 sobre o funcionamento de um dos receptores do cérebro concluiu que “tanto os efeitos terapêuticos quanto os indesejados dos opioides são exercidos por meio de sua conexão” com esses receptores. Esses efeitos indesejados incluem dependência, vício, tolerância e sintomas de abstinência.
É difícil afirmar concretamente o grau de dependência das substâncias ilícitas, incluindo o nitazeno – uma vez que são raros os casos em se pode determinar esse teor de maneira isolada.
– Esta reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.