Julia Soares vai em busca de novos desafios no Pinheiros

Nesta semana, uma contratação surpreendeu a todos que acompanham a ginástica artística feminina do Brasil. Na noite da última quarta-feira (22), a medalhista olímpica Julia Soares anunciou em suas redes sociais que estava deixando o Cegin, clube onde treinou desde seu início na ginástica, e que agora seria atleta do Esporte Clube Pinheiros. Além da medalhista olímpica, suas treinadoras Iryna Ilyashenko e Carol Molinari também deixaram a equipe paranaense e vão continuar o trabalho com a vice-campeã mundial em São Paulo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Julia em azul e preto

“Olha, tomar essa decisão foi bem difícil. Eu tive toda a minha história no Cegin, fui criada ali. Passei anos no Cegin, então meu amor por ele vai ser sempre eterno”, disse Julia Soares em uma entrevista coletiva após a apresentação dela no Pinheiros. De acordo com a atleta, ela topou o convite do clube para encarar um novo desafio na sua carreira. “Tomei a decisão com a minha família, com as minhas técnicas e é uma decisão muito importante. Eu estou bem animada porque eu quero crescer como atleta. E tenho certeza que aqui no Pinheiros vou conseguir realizar esse objetivo”, completou a ginasta.

Julia Soares foi a principal novidade na seleção brasileira adulta no último ciclo olímpico. Se destacando na trave e no solo, a atleta fez parte dos times do Brasil que foi medalhista na competição por equipes do Mundial de 2023 e nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Agora, o foco é no desenvolvimento da atleta ano a ano até chegar na próxima Olimpíada. “Cada atleta tem seus objetivos. É claro que eu quero estar em Los Angeles, mas são quatro anos de muita dedicação, muitos treinos. Quero treinar para ser a melhor. Não é fácil, é um processo difícil que vou passar com a Iryna e a Carol. Eu tenho meus objetivos e vou fazer de tudo para representar o meu país e o Pinheiros da melhor forma possível”, afirmou Julia.

Treinadoras reforçam staff do Pinheiros

Iryna Ilyashenko e Carol Molinari posam para foto ao lado de uma trave no ginásio do Pinheiros
(Foto: Ricardo Bufolin/ECP)

Além de Julia Soares, o Pinheiros também contratou as técnicas Iryna Ilyashenko e Carol Molinari, que treinavam Julia em Curitiba. Iryna é ucraniana e está há duas décadas no Brasil, sendo parte importante da evolução da ginástica artística no país, enquanto Carol foi ginasta da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e hoje atua como treinadora. “Para nós vai ser um enorme desafio. Quero que tenhamos muitas Júlias, muitas ginastas crescendo do lado dela e que a gente vá para a Olimpíada com uma equipe do Pinheiros, com a Júlia e outras ginastas do clube”, disse Iryna na apresentação do trio.

A cada ciclo olímpico, a ginástica artística passa por algumas mudanças, com a Federação Internacional atualizando o código de pontuação. Carol Molinari afirmou que elas já estudam as novas regulamentações para adaptar as séries de Julia Soares e deixá-las mais competitivas. “Estamos estudando os novos regulamentos, algumas mudanças que tivemos, para montar séries inteligentes e que aumentem um pouco as notas de partida, para colocá-la sempre na disputa por bons resultados”, explicou a treinadora.

O post Julia Soares vai em busca de novos desafios no Pinheiros apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.