Flamengo lidera ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros

O Flamengo domina o mercado de lojas físicas entre os principais clubes do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2025, o Brasileirão. Levantamento exclusivo realizado pelo Poder360 mostra que o clube carioca tem 180 unidades em operação, quase 3 vezes mais que o 2º colocado, o Vasco, com 62 lojas. O Palmeiras completa o pódio, com 35 estabelecimentos, seguido pelo Fluminense, com 34.

Cada clube tem apostado em estratégias diferentes para expandir sua presença no varejo. O rubro-negro, por exemplo, investe em aproximação com as comunidades. A unidade da Rocinha, inaugurada em 2020, se destaca por empregar exclusivamente moradores locais, um modelo que tem fortalecido os laços do clube com a região.

Ao Poder360, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, destacou a proximidade do clube com a torcida por meio das lojas oficias espalhadas pelo Brasil. Ele vai comandar o time carioca no próximo triênio (2025 a 2027).

“Hoje, somos a maior rede de lojas oficias de clubes do mundo, com 180 lojas e uma operação consolidada. Isso nos permite estar mais próximos da enorme torcida rubro-negra em todo o Brasil, refletindo a força do Flamengo, tanto dentro quanto fora de campo”, afirmou.

Já o Palmeiras, o 3º colocado, mira em uma expansão que combine diferentes frentes de relacionamento com o torcedor.

“Há diferentes caminhos para atingirmos esse objetivo e um deles, notadamente, é a nossa rede de lojas oficiais, a Palmeiras Store. Temos trabalhado para fortalecer o nosso e-commerce e, também, para ampliar o nosso número de lojas físicas, de modo a alcançarmos o maior número possível de palmeirenses”, disse o vice-presidente de Marketing e Comunicação do Palmeiras, Everaldo Coelho.

“Recentes pesquisas comprovam que temos a 3ª maior torcida do Brasil e que ela está presente, de forma muito expressiva, em todas as regiões do país. Queremos impactar todos estes palmeirenses, seja por meio do nosso programa de sócio-torcedor (Avanti), seja com a nossa conta digital (Palmeiras Pay), seja através da nossa rede de lojas oficiais”, afirmou.

A integração entre canais físicos e digitais é outra tendência forte no setor. O Internacional, com 20 unidades, aposta em inovação.

“É preciso transformar a loja em um espaço de convivência, não apenas de transação. Isso significa investir em layouts que estimulem os sentidos, criar eventos que engajem a comunidade e treinar equipes para oferecer um atendimento personalizado. Afinal, o torcedor quer muito mais do que comprar um produto; ele busca se sentir parte do clube”, declarou Marcos Silveira, diretor-executivo de marketing e receitas do clube.

“Além disso, a integração entre os canais físico e digital é crucial. Iniciativas como click and collect (comprar online e retirar na loja), vitrines interativas e o uso de dados para personalizar ofertas já são realidade em nosso planejamento para 2025. Estamos também explorando o uso de inteligência artificial para otimizar estoques e prever demandas, sem perder de vista a importância do toque humano, que é insubstituível”, afirma.

Outro ponto importante é a sustentabilidade. “Estamos trabalhando para implementar práticas mais responsáveis em nossas operações, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores. Desde o uso de materiais recicláveis até ações que beneficiem as comunidades locais, queremos que nossos torcedores se sintam orgulhosos de apoiar um clube comprometido com o futuro.”

A velocidade de expansão também é um aspecto importante. O Corinthians, 5º colocado, planeja uma expansão agressiva com 15 novas unidades até o final de 2025. O Cruzeiro, que possui 19 lojas atualmente, quase dobrou sua presença desde maio de 2024, quando tinha 11 estabelecimentos.

O São Paulo opera atualmente 12 lojas físicas, com outras 2 unidades em processo de abertura e 1 em negociações avançadas. Os números ficaram abaixo da meta anunciada pelo diretor de marketing do clube, Eduardo Toni, em julho de 2024. Na ocasião, em entrevista ao Poder360, ele projetava expandir de 13 para 29 estabelecimentos até o final daquele ano. “Estamos negociando hoje com um possível interessado em abrir uma loja da ‘SAO’ em Brasília”, havia declarado Toni.

Metodologia

O levantamento foi feito diretamente com odepartamentos de marketing e comunicação e presidência dos clubes. Todas as lojas são oficiais e estabelecidas sob modelo de franquias.

“RUA DAS TORCIDAS”

Em Brasília, uma quadra na Asa Sul, no Plano Piloto, há 5 lojas de diferentes clubes (Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians e Botafogo). O local é popularmente conhecido como “rua das torcidas”.

Veja abaixo imagens do repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima:

Flamengo lidera ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros

Loja do Flamengo em Brasília, na rua das torcidas

O Flamengo lidera o ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros.

Um levantamento exclusivo do
Poder360 mostra que a rubro-negro tem quase 3 vezes mais lojas que o 2º colocado

Loja Grandes Torcidas, na rua das torcidas, em Brasília

O Fluminense fica em 4º lugar, com 34 lojas espalhadas pelo Brasil

Loja do Botafogo, último campeão da Libertadores

Loja Grandes Torcidas, na rua das torcidas, em Brasília – Flamengo lidera ranking de lojas físicas entre clubes brasileiros. Levantamento exclusivo do “Poder360” mostra que rubro-negro tem quase 3 vezes mais lojas que o 2º colocado. | Sérgio Lima/Poder360 – 23.jan.2025

O Corinthians tem 33 lojas no Brasil


Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Janaína Cunha sob a supervisão da editora Thaís Ferraz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.