Policiais erram no tom ao defender Ulisses; Governo se manifesta sobre recursos para municípios atingidos pelas chuvas – E outros destaques

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Clique para acessar o Grupo
Delegado Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel – Imagem: Bruno Collaço / Agência AL

Pelo segundo dia seguido, a Polícia Civil emite nota após a acusação do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), contra o delegado-geral Ulisses Gabriel. Primeiro foi a nota da Adepol, e ontem, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais e a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção se manifestaram para, segundo a nota, prestar esclarecimentos e demonstrar indignação quanto a recentes publicações veiculadas em alguns meios de comunicação.

Chama a atenção a indignação manifestada, como se tivesse partido dos veículos, sobretudo desta coluna, que foi a primeira a abordar o assunto, as denúncias de perseguição política contra Ulisses. O papel do SCemPauta é noticiar e levar ao público os fatos que ocorrem em nosso estado. E, se uma liderança política, como o prefeito de Chapecó, faz uma denúncia tão grave contra um membro do Governo do Estado, a imprensa tem todo o direito e, mais, o dever de noticiar, independentemente de quem sejam o denunciante e o denunciado.

A nota fala ainda sobre a inconformidade dos investigados. Quem são os investigados neste caso abordado pela coluna? Qual investigação e sua motivação? O que não podemos é ter uma estrutura de estado que não aceita críticas e reage com indignação ao trabalho da imprensa, que deve ser livre para contestar e criticar quando for necessário. Em momento algum, a idoneidade dos delegados da Polícia Civil foi contestada, até porque não houve nenhuma citação a qualquer outro policial além do delegado-geral.

A coluna seguirá acompanhando o caso. Pediremos ao Ministério da Justiça, assim que receber a denúncia, que se manifeste, e assim que os resultados das apurações forem apresentados, eles serão devidamente noticiados, independentemente de quem seja declarado como o detentor da razão.

Por fim, a nota cita que a Polícia Civil realizou operações em secretarias do Governo do Estado. Quais e quando? E sobre uma suposta “cortina de fumaça”, quem estaria provocando isso com o objetivo de abalar a missão?

Governo se manifesta

Kennedy garante ajuda integral para os atingidos – Imagem: Divulgação

Kennedy Nunes, que assume hoje o comando da Casa Civil do Governo do Estado, enviou a seguinte nota sobre a informação que divulguei ontem a respeito dos investimentos na fachada do prédio da Defesa Civil, sendo que o governo usou apenas uma parte do orçamento do ano passado para o setor. Segue: “Todos os municípios que pediram ajuda humanitária durante o evento das chuvas da semana passada foram atendidos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de R$ 1,2 milhão foram destinados para as cidades de Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Porto Belo e Tijucas. As ajudas chegaram ainda na madrugada do dia 17 de janeiro e se estenderam até 20 de janeiro, após um segundo pedido de alguns municípios. O governador Jorginho Mello, que acompanhou e visitou as cidades, garantiu apoio integral para ajuda humanitária”. Nota da coluna: vale destacar que os valores citados por Nunes, foram em doações de materiais para o atendimento dos desabrigados.

Recursos

O Governo do Estado também negou a informação, divulgada ontem pelo SCemPauta, de que o governador Jorginho Mello (PL) teria negado recursos para municípios atingidos pelas chuvas. O que chama a atenção é que não houve qualquer manifestação por parte da Defesa Civil a respeito da denúncia sobre a reforma na fachada. A coluna conseguiu resgatar uma parte da fala do governador:

Reforma do colegiado

O governador Jorginho Mello (PL) anuncia hoje a Reforma do Colegiado. Os nomes foram adiantados pelo SCemPauta em primeira mão. O ato ocorre às 9h30 na Casa D’Agronômica.

Convite

Após esbravejar contra o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, por ter votado contra a entrada do MDB no governo, o governador Jorginho Mello (PL) convidou o parlamentar para assumir a liderança de seu governo na Assembleia Legislativa. A questão é: será que De Nadal aceitaria um convite para ser o líder de um governo do qual não quis o seu partido dentro?

Novos nomes

A chegada de Bruno Oliveira à comunicação do Governo do Estado deve sinalizar que Fábio Veiga coordenará a campanha de reeleição de Jorginho Mello (PL).

Comunicação de BC

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), conquistou mais um bom nome para seu colegiado: a colega jornalista Dagmara Spautz será a nova secretária de Comunicação. O cargo estava sendo acumulado pelo secretário da Casa Civil, Leandro Índio.

Clima

Mauro está em Belém para discutir a COP 30 – Imagem: Adriano Piekas

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), está em Belém, no Pará, para tratar da participação do legislativo catarinense na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, COP 30. O evento ocorre em novembro na capital paraense. De Nadal se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo, o Chicão (MDB), e também com a vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), que coordena a COP no estado.

Sustentabilidade

A proposta do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), é apresentar o modelo catarinense de produção sustentável de alimentos na COP. De Nadal, que também coordena a Frente Parlamentar da COP 30 na Alesc, pretende sentar com representantes do setor produtivo catarinense, como Ocesc, Fiesc e Fetrancesc, para construir a pauta da participação do estado no evento.

Revitalização

A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Criciúma iniciou os trabalhos de revitalização da Praça Maria Silva Rodrigues, localizada no bairro Comerciário, entre a Avenida Centenário e as ruas Santa Catarina e Duque de Caxias. O projeto abrange a renovação de 3.754,47 metros quadrados, com um investimento de R$ 896.500,00, provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) e do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Turismo

Dados levantados pela Fecomércio demonstram o que já é possível perceber nas praias, ruas, lojas, bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina neste verão. Os hermanos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano. O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eram 10%. Os dados foram publicados pelo jornal Folha de S. Paulo e fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio. Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.