Lula será o motor da comunicação do governo, diz Sidônio

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Sidônio Palmeira, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o protagonista da nova estratégia de comunicação do governo. Em reunião virtual com dirigentes do PT (Partido dos Trabalhadores) nesta 5ª feira (23.jan.2025), Sidônio disse que Lula tem uma “capacidade incrível” para as redes sociais e está disposto a se expor mais. 

“Os ministérios têm que ter a visão do coletivo, de entender o todo para que falem sobre o todo. E a gente entende que o motor do conteúdo é o presidente Lula […] É daí que sai tudo. E os ministros das áreas. É importante que eles falem, que divulguem o que estão fazendo”, disse.

A plenária virtual foi convocada pelo partido para instruir deputados federais, estaduais, vereadores e dirigentes locais petistas sobre “estratégias de comunicação e enfrentamento a fake news”. A iniciativa se dá na esteira do chamado Pixgate, uma das maiores derrotas políticas de Lula neste mandato. De acordo com o secretário de comunicação da legenda, Jilmar Tatto, cerca de 2.800 pessoas acompanharam a transmissão. 

Além de Sidônio e Tatto, participaram também Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Lindbergh Farias (PT-RJ), deputado federal e próximo líder da bancada petista na Câmara. 

MISSÃO: AUMENTAR POPULARIDADE

Sidônio Palmeira assumiu a Secom em 14 de janeiro, no lugar de Paulo Pimenta, com a missão de aumentar a popularidade de Lula até as eleições de 2026. 

A popularidade do presidente está no seu pior nível desde o início do mandato. Segundo o PoderData, o governo tinha 48% de desaprovação em dezembro, ante 45% de aprovação. A avaliação do trabalho pessoal de Lula também piorou de forma generalizada. 

Uma das principais bandeiras de Sidônio à frente da Secom é construir a comunicação digital do governo, que até o início do 3º ano de mandato ainda não foi implementada de forma efetiva. Uma licitação de R$ 200 milhões para contratar agências especializadas foi feita, mas foi suspensa pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em julho de 2024. Embora a Corte de Contas tenha liberado o certame em 9 de janeiro, Sidônio já disse que fará um novo processo. 

Durante a reunião, Sidônio disse que Lula está se comunicando com “mais facilidade” e demonstra disposição em divulgar suas ações.”Ele tem uma capacidade incrível. Diz que é analógico, mas se for falar nas redes, vai dar show”, declarou. 

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Sérgio Lima/Poder360 – 14.jan.2025

Sidônio e Lula durante a posse para a troca no comando da Secom, em 14 de janeiro

Sidônio disse que a comunicação do governo deverá ser mais segmentada e regionalizada para que as informações sobre os feitos positivos do governo cheguem na ponta. Afirmou também ser necessário criar uma identidade clara para o governo. 

O ministro enfatizou a urgência de uma melhor organização da militância nas redes sociais para que a esquerda possa se contrapor à direita no ambiente digital. Pediu também mais agilidade nessa forma de se comunicar. 

“Para ganhar com a verdade é sair na frente. Tudo o que sai na frente a possibilidade de ganhar é muito maior. […] Quando tem qualquer medida que o governo tem que tomar, 1º a gente tem que espalhar, fazer com que as pessoas conheçam para que, quando seja lançada, se vier fake news, a verdade já terá ocupado aquele espaço. O que não podemos deixar é não divulgar, a fake news rolar solta e, depois, a gente correr atrás tentando desmentir”, disse.

Sidônio também criticou a falta de seriedade com que as redes sociais foram tratadas até agora pelos petistas. “A gente ainda não levou as redes sociais a sério. Só usamos para pegar informação, mas a gente não interage, não posta. […] Redes sociais precisam de conteúdo, e a esquerda tem esse conteúdo”, disse. 

O ministro disse que a nova abordagem da Secom busca fortalecer a comunicação segmentada, regionalizada e “sem fake news”, estabelecendo uma “marca” para o governo.

É possível engajar sem fake news, mas falando de forma criativa e com autenticidade. […] A mentira ocorre muito mais rápida, é mais criativa, mais imaginativa. Mas fere a ética e pode causar dores profundas. A gente vai trabalhar com a verdade, que é uma constatação da realidade “, afirmou Palmeira.

O ministro disse que a comunicação do governo não será feita apenas pela Secom, mas por toda a militância. Disse que é preciso ser espontâneo e criativo. “Se fizer tudo certinho, pasteurizado, não dá certo. Rede social gosta de coisas mais sujinhas, menos certinhas. […] Rede social não existe sem emoção. Se não tiver alegria, brincadeira… tudo isso é interessante”, disse.

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