Tudo o que precisa saber antes de a temporada da WSL começar

A temporada de 2025 do Championship Tour, circuito de elite da WSL (sigla em inglês para a Liga Mundial de Surfe) começa na próxima segunda-feira (27), com a etapa de Pipeline, no Havaí. O novo ano está recheado de novidades, algumas ausências importantes, mas segue cheio de brasileiros competindo pelo título. Confira tudo abaixo.

Medina e John John ausentes

Começando pelas notícias ruins que vieram antes da temporada. A primeira foi a lesão de Gabriel Medina. Dias atrás, o tricampeão mundial e medalhista de bronze em Paris-2024 lesionou o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo enquanto treinava na praia de Maresias, litoral de São Paulo.

Medina precisou passar por cirurgia e a previsão para o seu retorno aos treinos é de pelo menos 4 meses. Apesar de vários veículos noticiarem sua ausência para a temporada, a WSL colocou o brasileiro de fora apenas das três primeiras etapas de 2025. Ian Gentil, do Havaí, será o seu substituto.

Depois de conquistar o tricampeonato em 2024, o havaiano John John Florence anunciou que vai ficar de fora das competições neste ano. John John usou suas redes sociais para comunicar o fato e informou que pretende ter um ano sabático em 2025. Vale lembrar que ele é o único campeão da WSL não brasileiro desde 2014.

Outra campeã que será ausência é Stephanie Gilmore. A australiana vencedora oito vezes do Circuito Mundial decidiu seguir em seu ano sabático. O que abriu vaga para mais uma brasileira na WSL.

Brazilian Storm no CT

Apesar da ausência de Gabriel Medina, a Brazilian Storm vai contar com número recorde de representantes desde o começo. Isso porque Luana Silva recebeu o wildcard da temporada herdando vaga de Gilmore e o país vai seguir com 12 surfistas. Além dela, Filipe Toledo e João Chianca também receberam convites.

A lista conta os remanescentes da temporada passada: Tati Weston-Webb, Ítalo Ferreira e Yago Dora. Por fim, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Deivid Silva, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Edgard Groggia se classificaram através da Challenger Series.

Novo calendário

Entre as principais novidades no calendário da WSL 2025 está o aumento de número de etapas. Nos anos anteriores, o circuito era composto por 10 eventos, com o Finals entrando nessa conta. Agora, serão 12 paradas até setembro desse ano.

Por falar em final, a definição dos campeões do surfe mundial terá um novo palco. Em 2025, o WSL Finals será em Cloudbreak, no Fiji. Anteriormente, o último evento da temporada aconteceu em Trestles. O Championship Tour ainda vai contar com etapas Snapper Rocks, Jeffreys Bay, além do acréscimo da piscina de onda em Abu Dhabi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

O corte do meio da temporada sofreu alteração, sendo programado para a sétima etapa, em Margaret River. A definição dos cinco surfistas do masculino e cinco de feminino classificados para o Finals será na etapa do Taiti, em Teahupo’o.

  • Etapa 1 – Banzai Pipeline, Hawaii, EUA: 27 de Janeiro – 8 de Fevereiro
  • Etapa 2 – Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, UAE: 14 – 16 de Fevereiro
  • Etapa 3 – Peniche, Portugal: 15 – 25 de Março
  • Etapa 4 – Punta Roca, El Salvador: 2 – 12 de Abril
  • Etapa 5 – Bells Beach, Victoria, Austrália: 18 – 28 de Abril
  • Etapa 6 – Snapper Rocks, Queensland, Austrália: 3 – 13 de Maio
  • Etapa 7 (CORTE DO MEIO DE TEMPORADA) – Margaret River, Western Australia, Austrália: 17 – 27 de Maio
  • Etapa 8 – Lower Trestles, San Clemente, Calif., EUA: 9 – 17 de Junho
  • Etapa 9 – Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 21 – 29 de Junho
  • Etapa 10 – Jeffreys Bay, África do Sul: 11 – 20 de Julho
  • Etapa 11 (DEFINÇÃO DE FINALISTAS)– Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa: 7 – 16 de Agosto
  • Etapa 12 – WSL Finals – Cloudbreak, Fiji: 27 de Agosto- 4 de Setembro

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Transmissões no Brasil

Para 2025, as transmissões da WSL seguem gratuitas no site oficial da competição, o www.worldsurfleague.com. Além disso, o canal oficial no YouTube, WSL Brasil, também transmite as baterias da rodada de abertura e repescagem das etapas. Na televisão, o SporTV também renovou a parceria e vai transmitir todos os eventos da Liga Mundial de Surfe.

O post Tudo o que precisa saber antes de a temporada da WSL começar apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.