Aliança Indo-Pacífico reforça defesa contra “ameaças da China”

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, reuniu-se na 3ª feira (21.jan.2025) com os ministros das Relações Exteriores de Austrália, Índia e Japão em Washington D.C. para sua 1ª reunião bilateral do grupo Quad.

Durante encontro reafirmaram seu compromisso de “enfrentar o crescente poder da China e fortalecer um Indo-Pacífico livre e aberto”. Eis a íntegra da declaração conjunta (PDF–179 kB, em inglês). 

A reunião, no 1º dia de Rubio no cargo, abordou temas como a segurança regional, a defesa de valores democráticos e a oposição a ações unilaterais, como as da China sobre Taiwan e os mares disputados.

Estavam presentes a ministra da Austrália, Penny Wong, o ministro da Índia, Subrahmanyam Jaishankar e o do Japão, Takeshi Iwaya.

Os países também discutiram o reforço do setor de defesa, com o Japão planejando aumentar seus gastos militares e a Austrália buscando garantias sobre seu projeto Aukus –de submarinos nucleares e armas avançadas. Além de compartilhar preocupações com a segurança cibernética e a cadeia de suprimentos global. 

“É significativo que o Quad tenha ocorrido poucas horas depois a posse do governo Trump”, afirmou Jaishankar em seu perfil do X (ex-Twitter) depois da reunião.

Isso ressalta a prioridade que tem na política externa de seus estados-membros”, concluiu

Quad

O Quad (sigla em inglês para, Diálogo Quadrilátero de Segurança) é uma parceria diplomática entre Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia. Focada em trabalhar para assegurar que a região do Indo-Pacífico seja aberta ao comércio e livre de conflitos e instabilidade.

A agenda do grupo aborda questões como segurança sanitária, mudanças climáticas, infraestrutura, segurança cibernética, assistência humanitária e segurança marítima.

O grupo foi criado em 2007, depois de uma resposta conjunta dos países ao tsunami do Oceano Índico em 2004. Na época, os 4 países colaboraram na ajuda humanitária e na recuperação da região afetada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.