Após tachar Trump de neonazista, Lula diz que deseja manter boas relações com EUA

Nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou em relação ao novo presidente norte-americano, Donald Trump. Ele afirmou em reunião ministerial que tem expectativas de manter boas relações com os Estados Unidos (EUA).

“Nós queremos paz”, disse Lula. “O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo americano melhore a para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil porque, da nossa parte, nós não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia“, afirmou Lula.

Ele pronunciou a fala ao observar que populares comentam que a eleição do Trump pode causar problema para a democracia mundial. A declaração foi dada durante a primeira reunião com ministros do ano. Na abertura do evento, Lula também discursou e comentou o 8 de janeiro.

Em 2024, Lula havia dito que uma vitória de Trump seria como o ‘nazismo com outra cara’, o que em outras palavras, compara-o a um neonazista. A primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), disse em evento do G-20 no ano passado ao empresário bilionário Elon Musk, que assume o Departamento de Eficiência Governamental de Trump: “Fuck you Elon Musk”.

Posse de Donald Trump nos EUA

A posse do presidente dos EUA acontece a partir das 14h e será transmitida ao vivo pelo YouTube. Pela primeira vez em 40 anos, o presidente será empossado dentro do Capitólio, em vez de nas escadarias. A medida foi adotada por causa do frio que atinge Washington.

O republicano já participou de cerimônia religiosa na Igreja de St John, em Washington, e tomou chá com Biden antes assumir novo mandato. Neste dia de posse, além do discurso e juramento, estão previstos shows, desfiles e bailes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.