Diplomatas seniores dos EUA renunciarão após posse de Trump

Diplomatas seniores dos Estados Unidos irão renunciar ao cargo no Departamento de Estado nesta 2ª feira (20.jan.2025), a partir das 12h (14h no horário de Brasília). Medida se dá depois de orientações recebidas pelos assessores do presidente eleito, Donald Trump (Republicano). 

Dentre os que deixarão seus cargos estão o subsecretário de Gestão e subsecretário interino para Assuntos Políticos, John Bass, e o secretário-adjunto, Geoff Pyatt. As informações são do Washington Post

A equipe de transição de Trump justificou as solicitações de renúncia como parte do processo de transição do governo, visando a estabelecer uma ruptura com a administração anterior. Esse movimento indica uma mudança nas prioridades e nas políticas externas do país. 

Além disso, a decisão sugere uma abordagem mais assertiva de Trump para assegurar que as posições-chave sejam ocupadas por pessoas alinhadas com suas políticas e objetivos.

Ao contrário de administrações anteriores, que geralmente mantêm os diplomatas de carreira até nomeação formal de políticos e confirmação do Senado, o republicano optou por nomear mais de 20 “funcionários seniores” para assumir várias divisões do Departamento que ficarão vagos.

O senador Marco Rubio, indicado para o cargo de secretário de Estado, afirmou que o Departamento precisará priorizar a agenda “America First” de Trump e prometeu tornar o departamento “relevante novamente”.


Leia mais:

  • Trump completa indicações para o governo; leia os nomes escolhidos;
  • Leia o que prometeu Trump na véspera da posse;
  • Posse de Trump será dentro do Capitólio por causa do frio;
  • Trump toma posse nesta 2ª; saiba como será a cerimônia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.