DONALD TRUMP TOMA POSSE HOJE NA PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Mas quais as conseqüências para o Brasil esse novo mandato pode trazer

A ascensão de Donald Trump em 2017 teve e pode continuar a ter várias consequências globais nesta nova etapa 2025/28, tudo dependendo da influência direta e indireta que ele trará aos 5 Continentes. Vamos abordar aqui alguns dos principais impactos observados durante seu mandato anterior e possíveis implicações futuras.

Na Geopolítica e Relações Internacionais os EUA sob Trump, em seu primeiro mandato atuou como uma potência isolacionista. A política “America First” (lembram?) reduziu o envolvimento dos EUA em acordos multilaterais como o Acordo de Paris e o Acordo Transpacífico, fatos que enfraqueceram globalmente as instituições.

As tensões com os chineses aumentaram pelo confronto econômico e diplomático com a China, o que intensificou a rivalidade entre as duas maiores economias do mundo, afetando o comércio global. A mudança nas alianças ocasionou um afastamento de aliados tradicionais, como a Europa, enquanto se fortaleceu laços com regimes autoritários, como Arábia Saudita e Rússia.

Na guerra comercial, as tarifas impostas por Trump criaram volatilidade nos mercados globais e afetaram as cadeias de suprimento. As reformulações como o USMCA (substituto do NAFTA), sinalizaram uma abordagem mais protecionista sob Trump. A postura agressiva do presidente em relação a políticas monetárias influenciou e com certeza continuará influenciando o status do dólar como moeda de reserva global. Trump já se posicionou contra a criação do Brax, a nova moeda que os Brics querem implantar entre os países membros.

Outro detalhe importante são as mudanças climáticas e o meio ambiente. Com Trump na presidência poderemos ter uma desaceleração nas ações climáticas. A saída do Acordo de Paris prejudicou o esforço dos demais países contra o aquecimento global, o que influenciou outros países a seguirem políticas menos ambiciosas, especialmente na exploração de recursos naturais. Trump incentivou e deve continuar incentivando a exploração de combustíveis fósseis, o que continuará afetando o equilíbrio ambiental global.

Posse ocorre nesta segunda-feira (20) na capital: Washington, a partir das 14 horas (horário de Brasília).

Com seu discurso populista e nacionalista ele acabou influenciando outros líderes autoritários, como Victor Orban na Hungria e Jair Bolsonaro no Brasil enquanto este ainda era o presidente. Inspirou tanto que até hoje eles se ajoelham para o norte-americano. Seu estilo direto e retórico polarizador inspirou ainda outros líderes em todo o mundo, reforçando os movimentos nacionalistas e populistas. Foi uma verdadeira erosão nas normas democráticas, como a normalização de ataques à imprensa e instituições.

Mas o que mais poderá influenciar neste novo mandato que começa hoje é a polarização e sd Redes Sociais. A ascensão de Trump coincide com o aumento do uso das redes sociais para espalhar desinformação, moldando opiniões públicas em larga escala. Especialmente pelo “X” de Elon Musk e a Meta de Zunkerberg, que com medo de Trump acabou se alinhando a ele. A retórica polarizadora contribuiu para divisões internas em outros países, com efeitos duradouros no tecido social.

Por outro lado, se Trump retornar ou ampliar sua influência neste segundo mandato, podemos ver uma nova onda de protecionismo econômico, o que pode afetar grandemente o Brasil. Poderemos ter mais instabilidade no sistema multilateral, com o enfraquecimento adicional das normas ambientais e democráticas e a crescente tensão entre blocos de poder como: EUA, China, Rússia, Europa.

As consequências de todos esses detalhes aqui abordados vão depender de como outros países e instituições globais irão responder às suas políticas e à influência que ele, obviamente, irá exercer, tanto nos EUA quanto no cenário global. Vamos aguardar para ver se essas previsões irão se confirmar, especialmente nos casos de “anexação” de territórios como o Canadá, o Canal do Panamá e a Groelândia. Sem falar que daqui a pouco ele vai querer também anexar o México.

Por L. Pimentel – Folha do Estado

The post DONALD TRUMP TOMA POSSE HOJE NA PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.