Israel liberta 90 prisioneiros palestinos

Israel libertou 90 prisioneiros palestinos na madrugada desta 2ª feira (20.jan.2025), no horário local, como troca em relação às 3 reféns israelenses recebidas do Hamas. A identidade das 90 pessoas libertadas não foi divulgada. Segundo a agência de notícias Associated Press, o grupo é composto por menores de idade e mulheres.

“Todos os terroristas foram libertados da prisão de Ofer e do centro de detenção de Jerusalém”, diz o comunicado do serviço penitenciário de Israel, divulgado pelo The Times os Israel. Forças de segurança de Israel e representantes da Cruz Vermelha realizaram exames médicos e verificaram a identidade dos prisioneiros antes da libertação.

As 3 mulheres libertadas pelo Hamas foram identificadas como Romi Gonen, 24 anos, Emily Damari, 28, e Doron Steinbrecher, 31. Elas já chegaram ao território de Israel e reencontraram familiares. “Gostaria que vocês dissessem a elas: Romi, Doron e Emily: uma nação inteira as abraça. Bem-vindas ao lar”, disse o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), a um comandante por telefone, segundo a Reuters.

A troca de reféns se deu no 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hamas. O acordo de trégua prevê a pausa nos combates, o envio de ajuda para a Faixa de Gaza e a libertação de reféns e prisioneiros por ambos os lados.

Espera-se que, ao longo da semana, o Hamas entregue mais 5 mulheres israelenses vivas, em troca de até 250 palestinos. As tropas de Israel vão se retirar do corredor Netzarim, via principal de Gaza. O acordo também inclui que a travessia de Rafah, entre Gaza e o Egito, volte a operar gradualmente. Também é esperado um aumento de ajuda humanitária no enclave palestino, com a entrada de 600 caminhões por dia.

“Hoje as armas em Gaza silenciaram”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden (Partido Democrata), no domingo (19.jan), seu último dia no cargo. “Chegamos a este ponto hoje por causa da pressão que Israel, apoiado pelos Estados Unidos, exerceu sobre o Hamas”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.