Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil

Osasco São Cristóvão Saúde garantiu nesta sexta-feira (17) a última vaga na semifinal da Copa Brasil de vôlei feminino de 2025. Favorito diante do Batavo Mackenzie, de Belo Horizonte, o time dirigido pelo técnico Luizomar de Moura confirmou classificação em casa, no ginásio José Liberatti. As osasquenses despacharam o oponente por 3 sets a 0, com triplo 25/20. Essa é a 11ª vez que Osasco chega entre os quatro melhores do torneio, se tornando o maior semifinalista da história. Na disputa por vaga na decisão, a capitã Camila Brait e suas companheiras enfrentam o Gerdau Minas.

  • Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil
  • Mogi domina São Paulo e vence fora de casa no NBB
  • Grêmio busca empate duas vezes e vai às quartas da Copinha
  • Goiás bate o Neurologia Ativa e soma sua quinta vitória
  • Pinheiros x Flamengo – NBB: quando e onde assistir

As semifinais da Copa Brasil terão, de um lado, Osasco enfrentando o Minas e, do outro, o duelo entre Dentil/Praia Clube e Sesi Vôlei Bauru. Desta forma, os quatro times de melhor campanha garantiram suas classificações, apesar das dificuldades encaradas por alguns deles. A etapa final da competição está marcada para acontecer entre os dias 8 e 9 de fevereiro na cidade de São José, em Santa Catarina. Os dois jogos que definirão os finalistas ocorrerão no sábado. Já a disputa pelo título será no domingo. Todos os duelos estão marcados para a Arena Multiuso.

O Praia Clube é o atual campeão da Copa Brasil e busca o bicampeonato. Maior vencedor com quatro títulos (2007, 2016, 2017 e 2020), o projeto comandado pelo técnico Bernardinho, denominado Sesc RJ Flamengo na atualidade, está fora da disputa. Portanto, os tricampeões Osasco (2008, 2014 e 2018) e Minas (2019, 2021 e 2023) podem se igualar ao clube do Rio de Janeiro caso levantem o troféu. Quem também venceu a competição uma vez e busca a segunda taça é o Sesi Bauru, que foi ao topo do pódio na edição de 2022.

Destaques coletivos individuais

Duas jogadoras do Osasco alcançaram dois dígitos na pontuação e foram os principais nomes do time em acertos: a ponteira Natália e oposta Tifanny. As duas atletas finalizaram a partida com 15 pontos, com ambas marcando 12 em ações de ataque e três em bloqueios. Além delas, a líbero Camila Brait também se destacou e foi escolhida a craque da partida, conquistando o troféu VivaVôlei. Ela entregou 55% de aproveitamento em passes perfeitos e positivos. Do lado do Mackenzie, a única que atingiu pontuação de destaque foi a central Saraelen, com dez bolas no chão no total.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

O domínio ofensivo foi avassalador, com Osasco marcando quase o dobro de pontos em ações de ataque: 50 a 28. Foram incríveis 22 acertos a mais atacando. Em bloqueios, o time osasquense também ganhou, mas por apenas quatro: 11 a 7. Três jogadoras assumiram a dianteira em tocos: Tifanny, a central Callie e Natália. Todas elas concluíram o embate com três pontos com paredão.

Domínio ofensivo

Osasco começou com tudo e fez 3 a 0 em bloqueio de Natália em Kimberlly. A vantagem subiu para quatro em mais um toco, desta vez, de Valquíria em Aline: 10 a 6. Natália fez a distância aumentar em contra-ataque: 15 a 10. Inspirada, Natália marcou mais um contra-atacando: 19 a 13. O paredão osasquense apareceu de novo com Tifanny parando Gabiru: 23 a 17. E coube à Maira, em ataque, fechar em 25 a 20. Osasco ganhou em ataques (13 a 9) e bloqueios (6 a 2). Natália foi a maior pontuadora do set, com seis. Tifanny, Valquíria e Carla apareceram em segundo lugar com quatro.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O segundo set foi mais equilibrado e o Mackenzie chegou a liderar por 7 a 5 em erro de Giovana. Porém, Osasco virou em contra-ataque de Maira logo em seguida: 9 a 8. As mandantes abriram quatro de distância após longo rally e contra-ataque efetivo de Valquíria: 16 a 12. Em mais duas ações ofensivas, Natália marcou em ataque (23 a 19) e Tifanny colocou no chão em contra-ataque (24 a 19). E, assim como no primeiro set, Maira fechou em ataque: 25 a 20. A diferença ofensiva foi gigante, com as mandantes ganhando por nove (19 a 10). Tifanny fez oito pontos, seguida por Natália e Saraelan com cinco.

Risco com reservas e Natália decisiva

Dominante, Osasco continuou no comando da partida e chegou a abrir 17 a 8 após ataque de Natália. Com ampla liderança, o técnico Luizomar, aos poucos, trocou o time inteiro, colocando as reservas em quadra. As suplentes não entraram tão bem e o Mackenzie, que estava praticamente morto, começou a acreditar na reação. A equipe de Belo Horizonte reduziu para apenas três pontos em bloqueio da central Lia Rosa em Polina: 20 a 17. Natália teve que voltar e fechou em ataque: 25 a 20. Mais uma vez, Osasco foi avassalador atacando: 17 a 10. Entre as pontuadoras, Natália, Maira, Polina e Kimberlly fizeram quatro.

O post Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.