“Conseguimos voltar à normalidade”, afirma Juliana Pavan sobre ações após chuvas

A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, reuniu o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) na noite desta sexta-feira (17) para alinhar os trabalhos da equipe neste momento de reta final dos trabalhos de recuperação da cidade. O objetivo é que forças tarefas paralelas atuem na região central, para garantir a normalidade do fluxo turístico na temporada de verão, além da manutenção e suporte aos bairros. Na região central as atividades serão concluídas neste sábado (18), e com apoio logístico de outros municípios catarinenses, as diversas demandas dos bairros devem ser resolvidas, no máximo, até a próxima quarta-feira (22).

Além das equipes locais da Secretaria de Obras, Balneário Camboriú conta com o apoio de servidores da prefeitura de Bento Gonçalves e Blumenau (que enviaram servidores da Defesa Civil). Neste sábado (18) são esperadas equipes de Chapecó e Criciúma para auxiliar na força tarefa da cidade.

A Prefeita aproveitou o momento para destacar o importante trabalho feito pela equipe. “Tivemos uma resposta rápida, fomos assertivos nas nossas ações nesta sexta-feira e conseguimos voltar a normalidade. Vamos seguir com a força tarefa nos próximos dias, sem medir esforços para garantir a segurança dos moradores e auxiliar aqueles que foram atingidos na recuperação de suas casas”, garantiu Juliana.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido às 18h, as médias acumuladas de chuva das últimas 12h, 24h e 48h foram, respectivamente, 24,6mm, 46,8mm e 246,8mm. Para as próximas horas estão previstos 10,0mm de chuva. Os rios Peroba, no bairro dos Municípios, e das Ostras, na região Sul, estão dentro da normalidade.

Dos três alojamentos temporários, como medida de prevenção, dois continuarão abertos, sendo eles o do Centro de Treinamento Comunitário (CTC) e o Centro Comunitário da Barra. No momento cinco pessoas estão alojadas, todas no bairro da Barra. O CTC também será usado para alojamento dos servidores enviados por outros municípios.

Entre a madrugada de quinta-feira (16) e a tarde desta sexta-feira (17), os Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Defesa Civil registraram 234 ocorrências através do 153 e 199. Os atendimentos variam entre inundações, alagamentos, quedas de árvores e postes, busca e resgate de pessoas, desmoronamento, fios caídos, sinalização e salvamento de animais.

A Secretaria de Saúde destaca os cuidados com a Leptospirose – uma doença grave, causada por uma bactéria presente principalmente na urina dos ratos e camundongos. Após enchentes ou chuvas fortes, qualquer pessoa que tenha contato com a água doce contaminada (rios e córregos) ou solo, pode estar em risco de infecção. Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor abdominal, a recomendação é procurar atendimento médico.

O post “Conseguimos voltar à normalidade”, afirma Juliana Pavan sobre ações após chuvas apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.