Preços do petróleo mantêm alta apesar de queda diária

Os preços do petróleo apresentaram uma leve redução nesta 6ª feira (17.jan.2025), mas ainda permanecendo em alta pela 4ª semana seguida. A recente imposição de sanções pelo governo dos Estados Unidos ao setor energético da Rússia gerou preocupações sobre potenciais interrupções no abastecimento global de petróleo.

Até 13:30 no horário de Brasília, o petróleo Brent registrou uma queda de 41 centavos, ou 0,5%, sendo negociado a US$80,87 por barril. O petróleo WTI (West Texas Intermediate), dos Estados Unidos, teve uma redução de 89 centavos, ou 1,1%, cotado a US$77,81 por barril. Apesar da queda diária, ambos os índices acumularam ganhos semanais superiores a 1%.

A administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata), expandiu as sanções na semana passada, mirando produtores de petróleo russos e petroleiros. O objetivo da medida é de pressionar o setor energético russo em meio a tensões crescentes.

A expectativa do mercado também está voltada para as possíveis ações do presidente eleito Donald Trump (republicano), que assume a Casa Branca na próxima 2ª feira (20.jan).

Por outro lado, a expectativa de um aumento na demanda deu algum suporte aos preços do petróleo. Dados recentes indicaram uma desaceleração da inflação nos Estados Unidos, alimentando a esperança de cortes nas taxas de juros. Além disso, a economia da China, maior importador de petróleo do mundo, alcançou a meta de crescimento de 5% estabelecida pelo governo no último ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.