Coletiva de imprensa detalha impactos e ações frente à chuvarada em Balneário Camboriú

Na tarde desta quinta-feira (16), a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar a população sobre os impactos e medidas tomadas frente à forte chuva que atingiu a cidade na quarta-feira (15) à noite e durante esta quinta-feira (16). 

A prefeita abordou os principais problemas enfrentados e as ações emergenciais adotadas.

Ações de emergência e mobilização

Juliana disse que a prefeitura está focada em ações preventivas e emergenciais. A Fundação Municipal de Esportes foi mobilizada para liberar colchões, pois a Defesa Civil da cidade enfrenta desafios por estar sem recursos no momento (a prefeita acredita que tudo foi doado ao Rio Grande do Sul, afetado pelas enchentes em 2024). 

Alimentos também foram liberados e já começaram a ser repassados aos abrigos que estão recebendo famílias desabrigadas e para pacientes da Pró-Rim que precisam de auxílio imediato.

Prefeitos de cidades vizinhas e o governo estadual prometeram atenção especial e suporte. Blumenau enviou uma equipe de geologia para monitorar áreas de risco, especialmente encostas, já que Balneário Camboriú atualmente não conta com esse tipo de equipe especializada.

Riscos e áreas críticas

A prefeita ressaltou que ainda há riscos significativos em várias áreas da cidade. 

Deslizamento na Estrada da Rainha (Reprodução/PMBC)

A Estrada da Rainha apresenta trechos com deslizamento, e a Interpraias está sendo monitorada pela equipe da prefeitura. 

A Avenida Panorâmica foi fechada por precaução e também porque a Avenida das Flores está bastante alagada.

Famílias afetadas também enfrentam decisões difíceis – algumas resistem em deixar suas casas, enquanto outras que saíram já querem retornar, mesmo com o solo ainda instável e perigoso. 

Juliana alertou que o foco deve ser na prevenção, especialmente com a previsão de mais chuvas para os próximos dias e o alerta contínuo emitido para toda a região.

Infraestrutura e limpeza urbana

Força-tarefa de limpeza em andamento (Reprodução/PMBC)

A prefeitura vai iniciar uma força-tarefa para limpeza de bueiros e recuperação de áreas afetadas. Equipes foram destacadas para atuar e a prefeita pediu o apoio de outros municípios, que puderem ceder maquinários e pessoal para a limpeza urbana. 

A limpeza e recuperação do Hospital Ruth Cardoso, marcada para o final de semana, segue mantida e deve ser ampliada para os arredores para atender à nova demanda gerada pela chuva.

Impactos na Saúde e Assistência Social

Entre os atendimentos registrados, um idoso sofreu fratura exposta e foi resgatado pela Guarda Municipal, sendo encaminhado ao hospital. 

A Casa de Passagem foi tomada pela água, e os moradores de rua que lá estavam foram transferidos para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Essas pessoas deverão ser realocadas para um colégio enquanto a situação não for normalizada.

A cidade registrou mais de 120 ocorrências através dos números de emergência 153 e 199, reforçando o impacto generalizado da situação.

Doações podem ser encaminhadas para a Casa da Família

Juliana Pavan destacou que Balneário Camboriú sempre foi uma cidade solidária e que, neste momento, precisa de auxílio. Ela fez um apelo por doações de alimentos, telhas, água, ração, e cobertores. Os itens são extremamente necessários para apoiar as famílias e também os animais da ONG Viva Bicho (que precisa de ração e cobertores). As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua 3100, nº 876 – Centro (na Casa da Família).

Retomada das atividades

O Polo de Férias da Secretaria de Educação foi fechado temporariamente, mas a previsão é de que as atividades retornem segunda-feira (20), mesma data em que iniciam as matrículas dos alunos novos, que seguem mantidas (saiba mais aqui). 

Pedido de ajuda

Prefeita: ‘Prevenção é o foco, porque o alerta continua’ (Reprodução/PMBC)

Finalizando a coletiva, Juliana Pavan enfatizou que todos foram pegos de surpresa pela intensidade das chuvas e evitou críticas ao governo estadual ou à Epagri. 

Ela reiterou o compromisso da gestão com a prevenção e a recuperação, destacando a necessidade de união e esforço conjunto para superar esse momento crítico. 

Foi citado pela prefeita que há locais que vão precisar de reforma e que somente quando a água baixar é que vai ser possível ter noção real dos estragos – Juliana disse que já sabem que, por exemplo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Vila Real não possui condições de reabrir porque foi muito afetada.

A prefeita reforçou que as próximas horas serão cruciais, com a previsão de mais chuva e a necessidade de monitoramento contínuo. 

“Balneário Camboriú é uma cidade solidária que já ajudou muito e agora precisa ser auxiliada. Está previsto mais chuva para amanhã (sexta, 17) e o alerta continua. Prevenção é o foco. Já estamos a postos para fazer a limpeza da cidade e precisamos da somatória de esforços para resolver tudo”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.