Retirada de estacionamento e o comércio; Almoço entre MDB e PP; Nominata do Republicanos; e mais

Foto: Redes sociais

Faltando alguns meses para a eleição para prefeito, dois casos estão sendo alvos de críticas em São Francisco do Sul e Joinville. Retirar os carros da região central tem sido uma recomendação dos urbanistas – em Londres, por exemplo, até pedágio é cobrado. Uma obra de revitalização na principal avenida da praia da Enseada tem sido criticada por comerciantes, já que o projeto eliminou o estacionamento. “Comércio em luto” é o nome da campanha que está acontecendo na praia mais movimentada do município de São Francisco do Sul. No final de semana aconteceu até uma passeata de protesto contra a mudança e apoiando os comerciantes. Lembrando que o atual prefeito Godofredo (Godinho) Moreira Filho é candidato à reeleição.

Rua Urussanga sem estacionamento

O futuro binário formado pelas ruas Urussanga (sentido bairro-Centro) e São Paulo (bairro-centro) vai eliminar o estacionamento da Rua Urussanga para dar lugar ao corredor de ônibus, deixando o outro espaço para duas vias de sentido único. Os comerciantes estão reclamando porque tal medida vai comprometer o movimento de clientes. Em sua conta no Instagram, o vereador Brandel Júnior (PL) disse que foi procurado por um grupo de comerciantes preocupados com a redução de funcionários pela queda de receita.

Almoço MDB e PP

Foto: Divulgação

No dia seguinte à sua convenção, três importantes lideranças do PP almoçaram no Restaurante Casa do Capitão com o deputado estadual e presidente do MDB municipal Fernando Krelling. Além do candidato a prefeito Anelísio Machado, participaram o presidente municipal do PP Fernando Gomes e Francesc Boehm. Conforme a coluna revelou ontem (29), o PP até aceitaria indicar o vice ao MDB, desde que o candidato seja Fernando Krelling. A convenção do MDB será nesta sexta-feira. Por sua vez, Krelling quer o PP indicando o vice para Luiz Cláudio Gubert, que ele lançou como pré-candidato a prefeito.

Rivalidades

Não há dúvida que a maior rivalidade partidária hoje em Joinville é entre o NOVO e o PL, principalmente na Câmara de Vereadores. Na história política pós Arena e MDB, a rivalidade maior foi entre MDB e as siglas que surgiram da Arena (PDS, PFL e agora PP). Luiz Henrique e Esperidião Amin se enfrentaram duas vezes na eleição para governador, com vitórias do emedebista. Os tempos são outros. O PP sequer tem vereador na cidade e o MDB tem quatro e mais um deputado estadual.

Relação de candidatos Republicanos

Foto: Divulgação/Convenção

A coluna vai divulgar a relação de candidatos a vereador em Joinville. O primeiro que atendeu a solicitação foi o Republicanos. Amanhã será a vez dos nomes da sigla União Brasil.

Ademar da Veiga, Ana Bitencourt, Diego Alves, Dra. Nara, Mara Lima, Edson Halter, Eliar Pottmaier, Elisama, Hortulano Belli, Izaldo Zacarias, Jociel Silva, vereador Lucas Souza, delegado Marcucci, Raquel, Renilda Pereira, Rosilda da Silva, Instrutor Queiroz, Paulo Ramos, Tiago Alves e Paraíba.

Deve ser um dos maiores números de candidatas do sexo feminino entre os partidos de Joinville.

Instrutor morre em acidente

Foto: Rede social
Foto: Rede social

Sepultado ontem (29) em São Francisco do Sul o piloto e instrutor Eliseu Hupalovski, 60 anos, que faleceu carbonizado depois da queda de seu girocóptero na tarde de domingo na praia de Ubatuba. Ele estava com o amigo Rogério Jair Raulino, 55 anos, que também não resistiu. Os motivos da queda não foram revelados, mas a principal suspeita é que tenha ocorrido um problema elétrico, já que não houve tempo de jogar o combustível fora antes da queda. Eliseu costumava gravar com seu aparelho de cor laranja já conhecido dos moradores da Enseada. O acidente aconteceu a cerca de 3 km do Aero Clube da Enseada.

Passeata de venezuelanos em Joinville

Foto: Sady Roldão/Redes sociais

Pelo menos 15 veículos caracterizados com as cores do país participaram ontem (29) à tarde de uma passeata de apoio à oposição na Venezuela. Joinville tem um grande número de venezuelanos que vieram através da Operação Acolhida na fronteira entre os dois países. São mais de 500 famílias que estão trabalhando regularmente com CPF, carteira de trabalho, CNH e identidade brasileira. Uma fundição da cidade emprega mais de 400 cidadãos daquele país. Outro grande mercado de trabalho para eles são os supermercados e padarias. Em Campo Alegre, um engenheiro recém-chegado trabalha como frentista.

Frases

  • “Levantamos possibilidades (aliança) que serão analisadas. O diálogo foi produtivo e aproximou os dois partidos que mais fizeram por Santa Catarina e por Joinville” disse Anelísio Machado (PP), candidato a prefeito pelo PP sobre o almoço ontem com Fernando Krelling.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.