Justiça de SP determina prisão temporária de chefe do ataque ao MST

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou neste domingo (12.jan.2025) a prisão temporária de Antônio Martins dos Santos Filho, 41 anos. Ele é suspeito de comandar o ataque a tiros em um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) em Tremembé (SP) na 6ª (10.jan). Duas pessoas morreram e 6 ficaram feridas.

Conhecido como “Nero do Piseiro”, o homem foi detido pela Polícia Civil no sábado (11.jan) e passou por audiência de custódia nesta manhã. A Justiça decidiu mantê-lo preso por 30 dias.

O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo. Segundo o delegado da seccional de Taubaté, Marcos Ricardo Parra, a motivação pode estar relacionada a uma disputa por um lote do assentamento.

Os policiais identificaram o homem porque, durante a invasão, os criminosos não cobriram o rosto. O suspeito foi reconhecido por vítimas hospitalizadas e por testemunhas que presenciaram o crime.

ENTENDA

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o ataque a tiros foi registrado como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

O órgão informou que relatos “indicaram que suspeitos em carros e motos teriam atirado”

O MST disse que as vítimas do ataque integram o movimento. São eles:

  • Gleison Barbosa Carvalho, 28 anos; e
  • Valdir do Nascimento, 52 anos.

Leia mais:

  • Ministros de Lula vão ao enterro de integrantes do MST mortos em SP
  • Ministério dos Direitos Humanos oferecerá proteção a líderes do MST
  • Governo manda PF investigar ataque contra assentamento do MST
Adicionar aos favoritos o Link permanente.