PENHA REVIVE NESTE FIM DE SEMANA A CULTURA RELIGIOSA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO

Evento mobiliza as tradicionais famílias penhenses

O ritual do Mastro de São Sebastião movimenta duas tradicionais comunidades penhenses neste final de semana, 11 e 12. Santa Lídia (17h30 de sábado) e Armação do Itapocoróy (17h de domingo) realizam o cultural e religioso de decoração do mastro, em cerimônias públicas.

– O Mastro de São Sebastião é uma manifestação que reforça as tradições e valores da comunidade, preservando o patrimônio imaterial da cidade. Ele conecta as gerações ao passado histórico e cultural de Penha, valorizando suas raízes e reforçando o sentimento de pertencimento dos moradores – pontua a diretora de Cultura, Aline Cavaco.

Em Santa Lídia, o evento acontece na Rua Angiolete João de Freitas, número 2.859, tendo Maria Aparecida Idalina dos Santos como promesseira. Em Armação, o ato se concentra na Praça do Baiano. As Mulheres do Terço são as responsáveis pelo evento.

Enquanto os Foliões tocam e cantam músicas tradicionais locais e iniciam as cantorias do Moçambique, com viola e tambores, as mulheres iniciam o enfeite do Mastro com ramos verdes e flores. Há distribuição de broas e da popular bebida, consertada.

MISSAS

Em Santa Lídia, a Missa à São Sebastião ocorre às 19h30 deste sábado, 11. Em Armação, o Trido Festivo será no final de semana seguinte (17, 18 e 19). A missa será dia 19, às 10h, quando ocorre a descida do mastro. Na missa, as pessoas devotas e comunidade levam massas de pão confeccionadas com as partes do corpo ou formato de seu pedido ao Santo, no qual foram atendidos. As massas são leiloadas.

Por Assessoria PMP

The post PENHA REVIVE NESTE FIM DE SEMANA A CULTURA RELIGIOSA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.