Bebê nasce em barco com imigrantes nas Ilhas Canárias

Um bebê nasceu em um barco que levava imigrantes de países da África para as Ilhas Canárias, que pertencem à Espanha, na 2º feira (6.jan.2025). A mãe e o menino estavam saudáveis e foram socorridos pelas autoridades marítimas espanholas para um hospital.

A informação foi divulgada pelo Salvamento Marítimo Espanhol, órgão do Ministério de Transporte e Mobilidade Sustentável da Espanha responsável pela proteção da costa do país, na 4ª feira (8.jan).

A embarcação foi avistada próximo à ilha de Lanzarote na 2ª feira (6.jan) , quando é comemorado o Dia dos Reis Magos na Espanha, principal festividade católica do país. É neste dia, por exemplo, em que tradicionalmente são abertos os presentes que, no Brasil e em outros países do mundo, são recebidos no dia de Natal, 25 de dezembro.

E foi justamente como presente que classificou Álvaro Serrano Pérez, comandante do helicóptero que transportou a mãe e o menino ao hospital, o resgate da criança.

Sendo Dia de Reis Magos, esse foi o melhor presente que poderíamos ter recebido”, disse à Reuters.

A mulher estava deitada no chão da embarcação, rodeada pelos passageiros, enquanto o menino era segurado por uma outra pessoa que estava próximo a ela. O comandante do barco de resgate do Salvamento Marítimo da Espanha, Domingo Trujillo, disse à emissora de televisão estatal espanhola TVE que eles sabiam que havia uma mulher grávida no barco.

A surpresa foi que achamos um menino totalmente nu, que havia nascido 10, 15 ou 20 minutos antes do resgate. Eu o cobri, segurei ele no colo e o acalmei, para que ele parasse de chorar”, contou.

Sessenta pessoas estavam na embarcação, incluindo 14 mulheres e 4 crianças.

Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são um arquipélago que fica próximo na costa oeste da África, próximo ao Marrocos. Autoridades das ilhas estão sofrendo para conter o grande fluxo migratório, sobretudo vindo do Marrocos, Senegal e Mali.

De acordo com dados do Ministério do Interior da Espanha, 46.843 imigrantes ilegais chegaram às Ilhas Canárias em 2024, estabelecendo um novo recorde pelo segundo ano consecutivo. O valor representa 73% do total da quantidade de imigrantes que têm a Espanha com destino.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.