UNIFEBE firma parceria com a Cátedra Jaime Lerner

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi escolhido para integrar o grupo de 13 instituições nacionais e internacionais apoiadoras da Cátedra Jaime Lerner, em Curitiba, Paraná. A iniciativa da Fundação Araucária e do Instituto Jaime Lerner (IJL), visa estimular as atividades de pesquisa, ensino, captação e fomento de atividades técnico-científicas e culturais, dando continuidade ao legado do ex-prefeito da capital paranaense e ex-governador do estado vizinho.

A oficialização ocorreu com a assinatura do memorando de entendimento, no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, em evento acompanhado pelo coordenador do Observatório para o Planejamento das Cidades do Estado de Santa Catarina – Urbanorama, professor Karol Carminatti.

“É um marco importante para a UNIFEBE, já que cria condições de uma parceria inédita, que promoverá atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento de soluções para cidades contemporâneas. Jaime Lerner deixou um vasto legado que é reconhecido e estudado por diversos pesquisadores do mundo”, afirma.

Conforme o professor, ao compor a Cátedra, a UNIFEBE avança no sentido de se tornar referência catarinense em temas como o planejamento urbano e a gestão cidades. “É um orgulho para nossa instituição, que agora amplia ainda mais a rede de parcerias já consolidadas”, avalia.

Na avaliação da reitora da UNIFEBE e presidente da Febe, professora Rosemari Glatz, a possibilidade de intercâmbio e produção de conhecimento entre as instituições são um avanço nas possibilidades de desenvolvimento urbano. Ela reforça a necessidade de adaptações aos novos contextos das cidades e a demanda por atualização recorrente do setor.

“A qualidade de vida nas nossas cidades depende do desenvolvimento de novas soluções, adaptadas ao seu tempo e preparadas para os desafios que temos que enfrentar. Integrar esta iniciativa aproxima Brusque e região da produção de conhecimento desenvolvido e debatido por instituições reconhecidas e a UNIFEBE pode contribuir, como já colabora em diferentes áreas do conhecimento”, descreve.

Ações conjuntas
Com a parceria, o grupo de instituições pode desenvolver ações conjuntas, voltadas aos temas de interesse das áreas de atuação. Entre os itens indicados estão o intercâmbio institucional de docentes, técnico-administrativos e discentes de graduação e de pós-graduação de instituições de Ensino e Pesquisa, assim como de profissionais técnicos ou consultivos e o desenvolvimento de capacitações, pesquisas, simpósios, conferências, cursos de curta duração e atividades voltadas à população em geral.

Cursos de especialização, treinamentos e reciclagem, assim como incentivos para linhas de pesquisa interinstitucional em programas locais, nacionais ou internacionais de pós-graduação também são estabelecidos no documento. O mesmo vale para eventos de publicações conjuntas e atividades sociais.
Única instituição catarinense integrante entre os apoiadores na etapa, a UNIFEBE compõe o grupo com instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual de Londrina; Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC); ONU- Habitat; International Laboratory of Architecture & Urban Design (ILAUD); Fundación Metrópoli; Cátedra UNESCO em Planejamento Urbano e Regional para o Desenvolvimento Local Sustentável/ Universidade de Ferrara; Serviço Nacional da Indústria – SENAI; Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – SECOVI-SP; CWBUS Inovação e SUDS – Stratégies Urbaines Durables/ Sustainable Urban Design Strategies.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.