Reforma Administrativa cria secretarias e cargos com expectativa de economia e melhoria na gestão

A Prefeitura de Brusque reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (8/1) quando apresentou detalhes sobre a Reforma Administrativa encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal. Os projetos serão debatidos em sessão extraordinária na próxima sexta-feira (10), às 14 horas (abaixo, confira os detalhes).

Durante a conversa com os repórteres, o prefeito André Vechi (PL), o vice, Déco Batisti (PL) e o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, Jose Henrique Nascimento, explicaram os principais pontos da reforma e quais serão os impactos para a gestão pública e comunidade brusquense.

Mudanças

André Vechi destacou as mudanças das secretarias com destaque inicial para a secretaria de trânsito e mobilidade:

Com a Reforma Administrativa, André Vechi afirma que busca-se a melhoria da gestão, inclusive, com a destinação de cargos através de processo seletivo:

André Vechi também apresentou mais detalhes sobre o andamento de uma nova concessão para o transporte público que buscará melhores condições e menor tarifa aos passageiros:

O secretário José Henrique Nascimento analisou as mudanças propostas pelo executivo e de seus objetivos:

Com a criação de 20 cargos comissionados, metade deles será por indicação política, enquanto que outra metade será através de processo seletivo, sem interferências partidárias:

A Reforma Administrativa custará, por ano, R$ 1,9 milhão para os cofres da Prefeitura Municipal. Investimento que, segundo o secretário, trará benefícios:

Relembre

O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Dalmolin, convocou sessão extraordinária para o dia 10 de janeiro, às 14h. O objetivo é discutir e votar uma série de projetos de lei complementares enviados pelo Executivo Municipal. Os projetos incluem alterações nas estruturas administrativas e nos planos de cargos e carreiras de diversas fundações e autarquias do município.

Confira os projetos:

– Projeto de Lei Complementar nº 01/2025, que “Dispõe sobre a estrutura administrativa e os cargos de provimento em comissão das entidades da administração direta do Município de Brusque, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei Complementar nº 02/2025, que “Dispõe sobre a inclusão do cargo comissionado de Diretor de Equipamentos Turísticos e altera o vencimento dos cargos comissionados previstos no Anexo Único da Lei n° 425, de 13 de dezembro de 2024, que criou a Fundação Municipal de Turismo – FUMTUR, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei Complementar nº 06/2025, que “Acrescenta o art. 1º-A e dá nova redação ao art. 7º, ambos da Lei Complementar nº 145, de 31 de agosto de 2009 (Institui a Fundação Municipal de Esportes de Brusque e dá outras providências), e dá outras providências”.

– Projeto de Lei Complementar nº 07/2025, que “Dá nova redação aos anexos III e IV da Lei Complementar nº 405, de 05 de abril de 2024 (Plano de Cargos e Carreiras do SAMAE), conforme especifica, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei Complementar nº 08/2025, que “Altera a Lei Complementar nº 174, de 20 de setembro de 2011, que institui o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Brusque – RPPS e seus planos, cria o Instituto Brusquense de Previdência – IBPREV, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, que “Altera a redação dos anexos II-E, III-E, IVE, II-G, III-G, IV-G, da Lei Complementar nº 143, de 31 de agosto de 2009 (Plano de Cargos e Carreiras do Poder Executivo), conforme especifica, e dá outras providências”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.