SESI-RN fecha 2024 com 105 mil trabalhadores atendidos em saúde e segurança e 10 mil matrículas escolares

 

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) teve, em 2024, um ano com números expressivos e resultados que consolidam, nesta instituição do Sistema FIERN, uma atuação marcada pelo cumprimento das metas e excelência nas suas áreas de atuação. Foram 105 mil trabalhadores atendidos em saúde e segurança, 10 mil matrículas nas suas escolas, 1,7 milhão de consultas nas SESITECs (unidades antes denominadas Indústria do Conhecimento), 107 municípios atendidos no Rio Grande do Norte pelos serviços da instituição e 43.400 pessoas alcançadas pelas ações culturais.

 

 

“Esses são alguns dos números que apresentamos em encontros e reuniões, nos quais o presidente Roberto Serquiz [do Sistema FIERN] reuniu gestores e colaboradores para uma avaliação das atividades de 2024 e o alinhamento das perspectivas de 2025. Esses dados estatísticos mostram que o Diretório Regional do SESI no Rio Grande do Norte atingiu as principais metas definidas para o período. Ainda mais relevante, fica nítido que cumpre o compromisso com a indústria potiguar e a sociedade norte-rio-grandense ao contribuir com o desenvolvimento nas diversas áreas em que tem essa atuação qualificada e sempre com o empenho de seus colaboradores”, afirma o superintendente regional, Juliano Martins.

 

 

 

Ele acrescenta que o levantamento mais recente indica que foram atendidos aproximadamente 70.970 CNPJs com dupla contagem ao longo do ano. Esses resultados foram obtidos também com a qualificação dos colaboradores, que passaram por nova capacitação no período. As áreas dessa qualificação foram principalmente liderança, educação, gestão, negócios, desenvolvimento humano, saúde e segurança, diversidade, inclusão, ações regionais, inovação, tecnologia e mercado.

 

 

 

O SESI-RN investiu também na melhoria e ampliação de sua infraestrutura. As novas instalações da SESI Escola de Referência Mossoró foram oficialmente apresentadas à diretoria da FIERN, colaboradores e gestores do Sistema em solenidade em setembro. A unidade passou por uma ampliação de 3 mil metros quadrados e conta, agora, com mais 16 salas de aula e com a maior Arena de Robótica do estado, tornando-se a segunda escola de referência do RN.

 

 

No mês de outubro, começou o atendimento nas novas instalações da SESI Clínica de Natal, na Avenida Prudente de Morais. A nova unidade, com uma estrutura ampliada e moderna, triplicou a capacidade de atendimento, oferecendo mais conforto e agilidade aos pacientes e tem uma área total de 3.793,53 m², em uma região estratégica, próxima a hospitais, farmácias e centros empresariais, além de estar a poucos quilômetros dos principais polos industriais da região metropolitana de Natal, como Parnamirim, Macaíba e Extremoz.

 

 

O projeto Interiorizando a Educação, fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria dos estados do Rio Grande do Norte (SESI-RN) e de São Paulo (SESI-SP), também é um marco nos programas do SESI do Estado e tem colhido os primeiros resultados. Aplicado em Acari, município do Seridó potiguar, a iniciativa avançou nos índices educacionais de estudantes do Ensino Fundamental I e II em escolas municipais na rede pública de ensino em que o projeto está sendo executado. Desenvolvido com a utilização do método de ensino SESI-SP, o projeto de Interiorização da Educação busca elevar o nível de educação em Acari. Com o novo método, os alunos têm acesso a material didático, bem como aulas de inglês desde o ensino fundamental I.

 

 

Para 2025, as ações na área de Educação incluem a ampliação do projeto de Interiorização da Educação, a especialização docente para professores do SESI-RN, a implementação de um programa bilíngue na SESI Escola de Macau e a introdução da disciplina de inteligência artificial no currículo escolar.

 

Já na área da Saúde, os planos envolvem a construção da SESI Clínica Seridó, a modernização e ampliação das unidades móveis, a atualização tecnológica de equipamentos médicos e de engenharia, além de melhorias nos processos de atendimento ao cliente. A transformação digital em SST também será prioridade, com workshops e encontros técnicos para promover inovação e eficiência.

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