RETROSPECTIVA 2024 – SECOM/SC GARANTE CRESCIMENTO HISTÓRICO NA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DE GOVERNO

‘Quem não se comunica se trumbica’, dizia o velho guerreiro Chacrinha

A Secretaria de Estado da Comunicação fechou o ano de 2024 com muito para comemorar. O fruto do trabalho da equipe liderada pelo secretário João Paulo Gomes Vieira e pela secretária adjunta, Gabriela Mager, pode ser visto no conteúdo digital das redes sociais, nos conteúdos jornalísticos com alcance em TVs, Rádios, Portais e Jornais de todo o Estado, além da divulgação por intermédio de campanhas publicitárias.

Com relação ao conteúdo digital, os números das redes sociais foram positivos. No comparativo acumulado de 2023 e 2024 das redes: Instagram, TikTok, Facebook, Youtube, X, Linkedin e Whatsapp o crescimento ficou evidente.

Os seguidores subiram de 840 mil para 1,1 milhão; as curtidas saltaram de 602 mil para 1,09 milhão; os comentários passaram de 25,7 mil para 50,3 mil; os posts chegaram a 4.310 em contrapartida aos 3.964 do período anterior. Além disso, o segmento também cresceu em interações, engajamento e alcance. E em meio a esse crescimento, um recorde: um único post recebeu 306 mil curtidas e 6,6 milhões de visualizações. Hoje o perfil do Governo de Santa Catarina no whatsapp figura entre os três maiores do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Goiás.

Contribuíram para os números positivos as franquias de conteúdo criadas para levar a informação. O Minuto SC, o Mundo SC, o Você Sabia?, a WebSerra e o Gov Repórter foram alguns dos produtos criados pela equipe.

A Secom também criou um Guia das Redes Sociais para uso das secretarias do governo. Além disso, a pasta fortaleceu os canais de divulgação diretos com jornalistas (600 veículos) e radialistas (500 representantes de rádios. O conteúdo jornalístico produzido pela Secretaria da Comunicação rompeu as fronteiras do estado e alcançou os veículos nacionais. O aumento foi de mais de 300% no conteúdo em jornais, revistas, portais e demais veículos de comunicação do Brasil.

Para todo esse alcance regional e nacional, os jornalistas da secretaria produziram mais de 10.100 releases (matérias jornalísticas) e cerca de 4.600 sonoras (entrevistas gravadas em áudio e vídeo).
Em outra frente os profissionais da Secom produziram o Programa de Media Training pela primeira vez na história da gestão estadual. O trabalho busca a preparação das assessorias e o treinamento de secretários e chefes de autarquias para entrevistas aos veículos de comunicação.
“Foi um ano de crescimento, fruto de muito trabalho de uma equipe qualificada. A gente busca seguir a determinação do governador Jorginho Mello de dar transparência a todas as ações de governo. E como o governo realiza muito, a Secom trabalha bastante também. Então, o digital se destacou com as redes sociais, com mais de 250% de crescimento em relação a 2023, o conteúdo jornalístico está cada vez mais forte e a nossa divulgação publicitária chega a muito mais pessoas. Também passamos a distribuir informações mais segmentadas, dando mais ênfase ao que acontece em cada região do Estado. A secretaria busca estar sempre atualizada em termos de novidades tecnológicas para estarmos presentes em todos os espaços e chegando a todos os públicos com conteúdo e informações que permitam aos catarinenses conhecer e fiscalizar as ações do governo”, explica o secretário João Paulo, lembrando que em sua gestão houve uma reestruturação da equipe com a chegada de profissionais de análise de dados e acompanhamento de tendências. Vale ressaltar também que em 2024 a Secom ganhou o maior prêmio da publicidade brasileira, o ‘Profissionais do Ano’, com a campanha ‘O Estado Mais Seguro do Brasil’.

DIVULGAÇÃO

Outro braço da Secom é a Divulgação, que trabalha com a publicidade oficial. A atual gestão já produziu 101 campanhas entre as de publicidade e as do convênio firmado com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Tv (Acaert). Desse total, 29 campanhas tiveram mais de 302 milhões de impressões e views contratados.

A divulgação também estreou ações de destaque para promover o turismo catarinense, com o ‘Estação Inverno’. Foram utilizados influenciadores do segmento, merchandising no Programa Pânico, além de ações nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo e de Florianópolis.

E o nome de Santa Catarina também cruzou o oceano e chegou a Lisboa, em Portugal. O Aeroporto da cidade europeia recebeu ação de divulgação sobre as belezas e potenciais catarinenses.

BRANDING

Designers e editores da Secom também se debruçaram sobre o Manual de Marca do governo, com ajustes e complementações das aplicações da marca necessárias à sua visualização. Além disso, o núcleo de criação foi responsável pelo redesign das marcas de órgãos e pela confecção de marcas e apresentações dos novos programas de governo lançados.

– Importante destacar que o branding, ou Gestão de Marca, é uma área estratégica da comunicação e que se fundamenta em metodologia e ferramentas de gestão para a valorização da marca do governo visando uma maior satisfação da sociedade. Todas as pontas de contato do governo com seus cidadãos precisam ser gerenciadas. É a primeira vez que a SECOM tem em sua equipe um núcleo de design com este propósito – afirma a secretária adjunta, Gabriela Mager, que também explica sobre a implementação do gerenciamento do trabalho da equipe SECOM, visando a melhor interação entre as áreas de divulgação, conteúdo jornalístico, conteúdo digital, fotografia, vídeo e design.

NOTA DA REDAÇÃO: O Portal Folha do Estado se orgulha em ter sido um dos veículos que mais divulgaram ações do governo. Aliás, tudo o que é bom para o cidadão, pode e deve ser espraiado para que o cidadão catarinense tome ciência do que ocorre nos bastidores e nas frentes de trabalho de Santa Catarina e dos municípios catarinenses. Em 2025 continuaremos divulgando todas as ações que contemplem todas as camadas sociais, independentemente de raça, credo ou posições políticas. Estamos de OLHO!

Por Secom

 

The post RETROSPECTIVA 2024 – SECOM/SC GARANTE CRESCIMENTO HISTÓRICO NA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DE GOVERNO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.