Aviões no Canadá e na Noruega derrapam após pouso

O aeroporto internacional de Halifax, no leste do Canadá, foi fechado temporariamente neste domingo (29.dez.2024) depois de um acidente com um avião da PAL Airlines, que operava em nome da Air Canada. A aeronave sofreu um colapso no trem de pouso, o que a fez derrapar na pista.

A ocorrência levou a tripulação a declarar Mayday, código de emergência na aviação. Havia 77 pessoas a bordo. A tripulação e os passageiros sofreram apenas ferimentos leves.

Depois de o trem de pouso principal esquerdo ter colapsado, a asa esquerda arrastou no solo e faíscas e fogo foram brevemente visíveis, também mencionados pela torre, segundo o Avherald. O avião, um De Havilland Dash 8 produzido no Canadá, foi evacuado depois do incidente.

Outro acidente também foi reportado no aeroporto Torp Sandefjord em Sandefjord, a cerca de 100 km de Oslo, capital da Noruega. No sábado (28.dez), um Boeing 737-800 da companhia holandesa KLM com destino a Amsterdã teve uma falha hidráulica logo depois da decolagem em Oslo e realizou um pouso de emergência no aeroporto.

A operação foi realizada em segurança, mas o avião perdeu o controle durante a rolagem de pouso e derrapou na pista. Havia 182 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. Não houve feridos.

Tanto o ocorrido no Canadá quanto na Noruega se deram depois do acidente com um avião no aeroporto de Muan, na Coreia do Sul. De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, dos 181 passageiros do voo da companhia aérea Jeju Air, 6 eram integrantes da tripulação. Somente duas pessoas sobreviveram. Os sobreviventes não correm risco de vida e foram levados a hospitais da cidade de Mokpo. O voo vinha de Bangkok, capital da Tailândia.

O avião da Jeju Air era do mesmo modelo do envolvido no acidente da KLM, um Boeing 737-800.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.