Fiscalização encontra irregularidades em hotéis de Copacabana

O Procon-RJ e a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro fiscalizaram 6 hotéis da orla da praia de Copacabana entre 5ª e 6ª feira (26 e 27.dez.2024). Deles, 3 foram autuados por falta de cartazes informativos aos hóspedes e por expor produtos com prazo de validade vencido nas cozinhas.

Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o objetivo da ação é garantir que todos possam “celebrar e curtir” a festa de Ano Novo com segurança e que levem “só lembranças boas do réveillon do Rio de Janeiro”.

“Sabemos da importância dos grandes eventos para o nosso Estado. A comemoração do Ano Novo em Copacabana coloca o nosso Estado em uma verdadeira vitrine, pois é quando recebemos visitantes do mundo inteiro, fomentando a nossa economia”, disse ele.

Produtos vencidos

Em um hotel na Avenida Atlântica, os fiscais encontraram alimentos vencidos na cozinha (pastel, corte de pato e polvo), além de carpaccio de salmão (carne crua cortada em fatias finas, sobre a qual coloca-se sumo de limão e azeite de oliva), sem especificação da data de validade e mal armazenado.

Também não havia itens obrigatórios para os hóspedes, como os cartazes “Disque 180”, para o combate à violência contra a mulher, “Diga não ao turismo sexual” e o folheto explicativo sobre prevenção da aids.

Outro hotel fiscalizado na orla de Copacabana também não tinha o folheto explicativo sobre como se prevenir contra o HIV, havendo somente fornecimento de preservativos aos clientes. O 3º vistoriado, também na Avenida Atlântica, não dispunha dos folhetos de prevenção à aids, nem do livro de reclamações do Procon-RJ.

Além disso, 3 quiosques na orla que organizam pacotes para o réveillon receberam autos de constatação de irregularidades por não ter os cartazes obrigatórios “Disque 151”, que informa o telefone e endereço do Procon-RJ, e “Disque 180”. Em um dos quiosques também não havia cartaz indicando a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.

Segundo o presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, as ações em conjunto são importantes para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e prevenir problemas nas relações de consumo, assim como fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, que é gerido pela Secretaria de Defesa do Consumidor. 

“O Procon-RJ caminha lado a lado com a Sedcon também nesse momento de festa, que é o réveillon, para que o consumidor seja bem atendido em ambientes de consumo justos. Por isso, é importante que os estabelecimentos sigam o que o Código de Defesa do Consumidor preconiza e forneçam informações claras e transparentes”, disse Barboza.


Com informações da Agência Brasil.

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