Neto transforma amor e receitas da vovó em pratos com aconchego e afeto em Uberlândia


Em 2020, Pedro Paulo, um dos 17 netos da vó Tereza, fundou uma cafeteria para homenagear as comidas da casa dela. Porta-retrato com foto da Vó Tereza
Acervo pessoal
A hora do lanche da tarde na casa dos avós tem um lugar especial no coração. Um bom mineiro sempre tem a mesa posta com café e pão de queijo em casa. O afeto adicionado às receitas deixam o combo ainda melhor.
Foi pensando no aconchego da comida caseira da casa da avó que Pedro Paulo Schwindt decidiu homenagear vó Tereza, fundando uma cafeteria em Uberlândia inspirado no amor dela.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A vó Tereza
Já são 17 netos para a conta de Tereza Melazzo Schwindt e o amor só cresce com o tempo. Pedro contou ao g1 que desde pequeno a tradição na casa da avó era reunir a família em volta da mesa da cozinha.
“A mesa na casa de vovó era de 8 lugares, para caber todo mundo, e dentro da cozinha mesmo. Ela juntava a família e amigos em volta da mesa, sempre com muita comida.”
Nascida em 1927, ao longo dos anos a vó Tereza colecionou memórias e receitas. Atenciosa e carinhosa com as pessoas que conhecia, o lanche da tarde era marca registrada na casa dela.
Depois da morte em 2007, a família continuou a tradição, se reunindo e celebrando o afeto através da comida. As receitas que a avó colecionou ao longo da vida foram passadas para os familiares e eternizadas nas paredes da cafeteria.
Receitas da Vó são eternizadas nas paredes da cafeteria
Ana Thommen
Aconchego de casa de vó
E foi em 2020 que Pedro decidiu fundar a própria cafeteria. Ao pensar no que queria para o estabelecimento, ele logo se lembrou das memórias afetivas relacionadas ás comida da vó Tereza.
Assim, a homenagem à vó Tereza tomou forma e a cafeteria foi criada. Já são quatro anos de história, com um cardápio recheado de comidas caseiras feitas diariamente.
“A ideia da ‘Vó Tereza’ não é ter um cardápio com QR code, é pra ter um atendimento. A comida a gente faz aqui. Queremos passar o aconchego de família, de mesa cheia, de se reunir para conversar em volta da mesa”
Os itens de decoração que compõem o estabelecimento são da própria casa da vó Tereza e de outros membros da família. Fotos de momentos importantes ao longo das gerações marcam as paredes da cafeteria e contam a história de afeto entre netos e avó.
Amor de mãe: avó dá à luz neto para realizar sonho de filha em Uberlândia
Inspirada em Ana Castela, mini boiadeira de 9 anos aprende a tocar berrante em cano de PVC e sonha com carreira musical
Estudante que descobriu 5 asteroides para a Nasa sonha inspirar outras meninas na ciência
Cafeteria Vó Tereza em Uberlândia
Redes sociais
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.