Eleições 2024: saiba qual o cronograma de cerimônias públicas em SC

A partir desta sexta-feira (20), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciará as cerimônias públicas relacionadas às Eleições Municipais de 2024. Os eventos ocorrerão em cada uma das 100 Zonas Eleitorais do estado, nos locais especificados em cada edital. A exceção é o Teste de Integridade, que será realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

Estão convocados a participar representantes de partidos políticos, federações e coligações, além de membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil. Os eventos são abertos a todos os interessados que desejem acompanhar as atividades.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Geração de Mídias

As urnas eletrônicas não têm conexão de rede. Para armazenar os dados, são utilizadas mídias de urna, semelhantes a cartões de memória. Durante a cerimônia de geração de mídias, esses dispositivos são preparados para serem inseridos nas urnas posteriormente.

Na mídia de carga, são gravadas as informações necessárias para a votação, como partidos, federações, candidatos e o eleitorado apto da seção. A mídia de votação é configurada para armazenar os votos da seção eleitoral, enquanto a memória de resultado registra o resultado ao final da votação, que será enviado para totalização.

Preparação de Urnas

Na cerimônia de preparação das urnas, as mídias geradas para cada seção são inseridas nas urnas eletrônicas, permitindo a transferência dos dados e sistemas. Após a instalação dos programas e informações eleitorais, são realizados testes para garantir o correto funcionamento das urnas. Os compartimentos são então lacrados com lacres da Casa da Moeda, impedindo qualquer violação até o uso.

Teste de Integridade

O Teste de Integridade é uma auditoria pública realizada no dia da eleição. Neste ano, o TRE-SC firmou parceria para realizar a auditoria na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Essa auditoria consiste em uma votação paralela, utilizando urnas eletrônicas preparadas. As máquinas testadas são selecionadas em um sorteio realizado na véspera da eleição, também em cerimônia pública, e trazidas de seus municípios até o local da auditoria na Capital. Novas urnas são configuradas para a votação oficial.

Durante a auditoria, votos em cédulas de papel previamente preenchidos são inseridos nas urnas e, em seguida, depositados em urnas de lona. No final, os resultados da contagem das cédulas são comparados com os apresentados pelo sistema eletrônico.

Leia mais

Casal é preso em flagrante por furto de cabos telefônicos em Brusque

Jogando na Ressacada, Avaí derrota Ituano por 2 a 0

Família perde tudo após incêndio atingir casa no bairro Progresso

O post Eleições 2024: saiba qual o cronograma de cerimônias públicas em SC apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.